top of page

Usuários de marca-passo tem a oportunidade de fazer avaliação em Tarauacá


Para atender uma demanda de usuários de marca-passo que residem em Tarauacá a Secretaria Estadual de Saúde (SESACRE) solicitou um espaço para avaliação dos pacientes usuários desse aparelho, o que foi prontamente atendido e divulgado pelo Secretario de Saúde Aderlândio França.


Portanto, com a coordenação da enfermeira Marcela do Vale da ‘Atenção Básica de Tarauacá, o especialista em eletro estimulação cardíaca Marcos Alan Ximenes Lima juntamente com a enfermeira Renata da Silva Marques avaliaram ontem 01/05 10 pacientes que fazem uso de marca passo no município.


Segundo o Hcor da Associação Beneficente Síria, o marca-passo é programado de acordo com a necessidade individual.


Este item é particularmente importante para os portadores de marca-passo. Depois de implantado, o marca-passo deverá ser avaliado periodicamente. Logo após o implante, as avaliações são mais frequentes e serão determinadas pelo médico que o implantou, dependendo de características próprias de cada paciente e do tipo de marca-passo implantado (em geral, com trinta e sessenta dias). Até o segundo mês, o item mais importante é a avaliação de possíveis rejeições, atualmente muito raras com o uso dos modernos eletrodos e técnicas cirúrgicas.


O MARCA-PASSO SERÁ PROGRAMADO DE ACORDO COM A NECESSIDADE INDIVIDUAL DE CADA PACIENTE. APÓS A FASE AGUDA, AS AVALIAÇÕES SÃO GERALMENTE SEMESTRAIS


Com o paciente deitado numa maca e o eletrocardiograma instalado, colocamos um cabeçote sobre a região em que foi implantado o marca-passo. Por meio deste aparelho, o programador troca informações com o marca-passo, permitindo modificar uma série de parâmetros.


Os marca-passos modernos gravam os dados colhidos no dia-a-dia do paciente em uma memória interna – eles serão importantes na programação definitiva.


Alguns modelos de marca-passo têm uma espécie de Holter interno, capaz de identificar arritmias e gravá-las em uma memória, o que permite ao médico orientar a medicação, a programação e, até mesmo, solicitar outros exames específicos.


O que muda no marca-passo com a programação?


Quase todos os parâmetros nos marca-passos modernos são programáveis, porém, costuma-se modificar a frequência de estimulação, a energia utilizada em cada pulso e ajustar o sensor ou os sensores, quando houver.


O médico deve se preocupar com o consumo da bateria do marca-passo, programando-o da forma mais econômica possível, sem comprometer o seu funcionamento ou a segurança da estimulação. Com isto, pode-se aumentar a durabilidade da bateria e melhorar a qualidade de vida do paciente.


Atualmente, existem marca-passos sofisticados que utilizam vários eletrodos simultaneamente para estimular as câmaras cardíacas, desenvolvidos para o tratamento da insuficiência cardíaca.


A programação desses aparelhos é muito mais complexa, sendo às vezes necessária a realização concomitantemente com o ecocardiograma, obtendo-se o melhor rendimento miocárdico possível.

Outro dado que deve ser rotineiramente avaliado é a condição da bateria, principalmente quando se ultrapassa a garantia do fabricante. O consumo da bateria depende da necessidade de cada paciente, da forma como foi programado e dos eletrodos utilizados. Quando a energia da bateria atinge um nível crítico, o marca-passo deve ser substituído. Antes de atingir este nível, o médico deve basear-se nas avaliações anteriores para ter condições de orientar o paciente quanto à condição da bateria.



Por Reginaldo Palazzo.

bottom of page