top of page

Secretário de saúde Aderlândio França recebe equipe da Atenção Primaria da SESACRE

Reginaldo Palazzo


O Secretário de Saúde Aderlândio França recebeu ontem pela manhã em seu gabinete a equipe de Atenção Primária em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESACRE), a pauta foi a saúde do homem, saúde do adolescente, reclassificação dos sete indicadores e cadastramento da população.


Participaram da reunião por parte da SESACRE as senhoras Rejane Maciel, responsável pelo Núcleo da Saúde do Homem; Hilzanete Villar, técnica da Divisão de Educação em Saúde; Eduardo Messias, também técnico da Divisão de Educação em Saúde e Zilmar Silva; responsável pelo Núcleo de Políticas de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis. Da saúde municipal estiveram presentes o Secretário de Saúde; Aderlândio França, Marcela do Vale coordenadora da Atenção Básica, Marcos Leite responsável pela Educação em Saúde – NESMS e Programa Saúde Na Escola - PSE, Arione Lessa coordenador da Saúde do Homem e Neto Gaudêncio preparador físico da academia da UBS José Leôncio.


O pensamento dos técnicos é de literalmente um recomeço, arregaçando as mangas para uma melhor sincronização entre as equipes estaduais e municipais aproveitando melhor os recursos que já vem para a saúde e pleiteando outros, isso fará que a produção melhore, principalmente alcançando a meta dos sete

indicadores.



O PNAISH


A Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Homem


(PNAISH)

https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-Fortalecimento-da-PNAISH.pdf existe desde 2009, tem como objetivo geral promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.


A boa notícia é que a saúde do homem avançou além da prevenção do câncer de próstata para também o pênis em si e ainda o câncer de boca. Agora uma das metas principais é enfrentar os obstáculos como, por exemplo, os culturais, haja vista grande parte do homem cuidar pouco da sua saúde indo a unidade de saúde até a adolescência, depois relaxando com sua saúde apenas tomando vacinas de maneira periódicas.


“A palavra chave dessa vinda institucional foi parceria. A equipe da SESACRE se prontificou a vir mais vezes ao município para trabalhar em conjunto com a saúde municipal conforme a necessidade com o intuito de melhorar os índices da saúde tarauacaense como um todo, com isso quem ganha são os munícipes que é nosso principal objetivo, portanto eu definiria essa reunião foi muito produtiva ”. Disse o Secretário.

Galeria de fotos:


bottom of page