top of page

Secretaria e Conselho realizam a 6ª Conferência Municipal de Saúde


Nesta quinta feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Tarauacá realizaram a VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, o tema desta vez foi: SUS O DESAFIO DE SER ÚNICO.


A conferência teve como objetivos principais fazer uma avaliação situacional da saúde do município, bem como propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde no âmbito da atenção básica.


Estiveram presentes no evento, gestores municipais e estaduais de saúde, trabalhadores da saúde e usuários do SUS, assim como autoridades locais, presidentes de autarquias e representantes de povos indígenas, o vice prefeito do município Raimundo Maraguape, Maria Lucicléia, Secretaria de Educação, Lauro Benigno presidente do SINTEAC, Comandante do Corpo de Bombeiro Militar Ten. Marcos Correia, presidente do sindicato de trabalhadores rurais do município Sr. Eudes, Cacique Antonio Kaxinawa liderança indígena e o professor Carlos Henrique Lima e Silva Diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos em Saúde da SESACRE, onde o último iniciou os trabalhos com uma palestra sobre o SUS para os participantes. Em seguida os participantes foram divididos em eixos. O EIXO I: DIREITO A SAÚDE, EIXO II: VALORIZAÇÃO DO TRABALHO E EIXO III: FINANCIAMENTO DO SUS, estes discutiram proposta para formular diretrizes para os anos 2022-2025.


Vale ressaltar que o evento foi organizado pela GESTORA DE SAÚDE COLETIVA DA SESACRE VILCINEIDE MACHADO E EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TARAUACÁ.


Em seu discurso o secretário de saúde ADERLANDIO FRANÇA diz “A conferência municipal é um momento aonde a população participa diretamente no processo de ações de gestão da saúde municipal, momentos como esses, os usuários contribuem ativamente do SUS, cumprindo assim a constituição de 1988, lei 8142, que garante a participação da comunidade nos serviços de saúde”.

















bottom of page