top of page

Secretaria de Saúde comemora dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias


O dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias foi comemorado em Tarauacá na manhã desta terça-feira, 05 de outubro, como forma de homenagear os profissionais que atuam de forma fundamental e indispensável nas ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.


Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde.


Os Agentes de Endemias integram as ações do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, atuando em parceria com os ACS’s na ESF (Estratégia Saúde da Família) e no trabalho de campo no combate a doenças como dengue e malária.


Durante a confraternização fizeram parte do dispositivo de honra, o Secretário Municipal de Saúde Aderlandio França, os vereadores Manoel Monteiro e Gerônimo Bento, além da coordenação de atenção básica Glória Maria, enfermeiro Alisson Albuquerque, ACS Lucilete Souza e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jarbas Lopes.


A ACS Lucilete Souza, durante sua fala parabenizou "o Secretário de Saúde Aderlandio pela iniciativa, destacando que em mais de 10 anos de profissão, essa é a primeira vez que os agentes comunitários são homenageados em um evento dessa magnitude.


O Secretário de Saúde Aderlandio França por sua vez disse que "a homenagem é uma forma de valorizar os ACS pelo trabalho importantíssimo que realizam, atuando como elo de ligação entre a comunidade e a saúde, fazendo deles a peça principal para entrada da população no SUS, encerrando parabenizando à todos esses profissionais pelo seu dia."


Durante o evento foram realizados sorteios de premiações e servido um Coffee Break para todos os presentes.


























bottom of page