top of page

Secretaria de Educação promove treinamento técnico sobre Censo da Educação na rede pública


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 28, o Treinamento do Censo da Educação Básica 2022 para profissionais da rede pública de ensino.


O treinamento contou com a participação de representantes das escolas públicas, técnicos do Censo e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEME). A reunião contou com a presença dos técnicos da escolas urbanas, coordenação de estatística e técnicos da SEE Aurimard Neves Malveira e Adalberto Lima da Silva.




Na oportunidade, foram orientados quanto às mudanças que ocorreram no sistema EDUCACENSO, forma correta de inserção das informações referentes a escola, gestor, remanejamento, turma, aluno, profissional escolar, admissão dos discentes nas turmas do Programa Alfaletrar, prazos e término da 1ª etapa do censo escolar do ano em curso, dentre os aspectos abordados no encontro.


A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, enalteceu o evento e falou que todos precisam estar alinhados quanto aos trabalhos diante da plataforma. “É muito importante receber os técnicos da SEE em Tarauacá. Essas informações repassadas, são de grande valia para que não haja erros, quanto ao preenchimento das informações de nossos alunos dentro do sistema Educacenso”, destacou.


O coordenador de Estatística da Secretaria, Antônio Francivaldo Lopes do Ó, destacou a importância da capacitação e agradeceu a equipe da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).


“Aproveitamos a oportunidade para agradecer a presença de todos os responsáveis pela alimentação do sistema EducaCenso das escolas urbanas; em especial agradecer a SEE que anualmente tem a preocupação de nos auxiliar, e nos colocamos a disposição para quaisquer dúvidas, inerentes a esta ferramenta que é um subsídio fundamental na implementação de políticas públicas, voltadas para uma educação igualitária, de qualidade e que busca acima de tudo desenvolver o Censo crítico e participativo, formando pessoas para à vida”, afirmou o coordenador.


A assessora, Maria Betânia Aragão Mendonça, destacou a importância da atualização do sistema para que não haja problemas com alunos na escola. “Queremos deixar o sistema bem atualizado com todos os dados necessários, e fazer com que possamos ajudar na educação de todos”, salientou.


O Educacenso é uma ferramenta web disponibilizada pelo MEC e Inep para coletar os dados do Censo Escolar. Por meio dela, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas quanto privadas.


bottom of page