top of page

Secretaria de Educação oferta capacitação aos profissionais pelo Programa Formação Pela Escola


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, disponibiliza formação de aos profissionais, através do Programa Formação Pela Escola. Este estudo é ofertado para os técnicos da secretaria, posteriormente, sendo ofertado para coordenadores administrativos nas unidades escolares de Tarauacá.


A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, enfatiza que é importante a formação dos profissionais que atuam na rede de educação.


“De modo virtual, a secretaria municipal de educação e os coordenadores das equipes, interagem em grupo, promovendo uma formação profissional que fará enorme efeito no desenvolvimento do ensino/aprendizagem de toda rede escolar de Tarauacá”, afirmou.


A tutora do município Raimunda Nonata Avelino de Castro ressalta que é importante integrar todos os profissionais na rede de formação. “Estamos trabalhando na promoção de profissionais que atuam na rede educacional, e tem papel fundamental no desenvolvimento da Gestão”, concluiu.


O Formação pela Escola (FPE) é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.


São cursos auto instrucionais, ou seja, sem orientação e acompanhamento de tutores. Os estudantes acessam o material didático, realizam as atividades de estudo (não avaliativas), submetem a atividade final (avaliativa) e podem obter o certificado.


São cursos que têm como característica principal a disponibilização de um tutor para orientar e acompanhar pedagógica e tecnicamente os estudantes, além de auxiliá-los em sua motivação. Os estudantes acessam o material didático, participam de fóruns, realizam as atividades de estudo, a atividade final (avaliativa) e podem obter o certificado.




Por: Flávio Santos (Assecom).

bottom of page