...
 

Secretaria de Educação abre oficialmente o Censo Escolar com Feijó e Jordão



A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação do Censo Escolar Municipal, abriu nesta terça-feira, 31, oficialmente, o Censo Escolar 2022 com a execução do hino tarauacaense pela cantora Emika Maika Cacau.


A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, e contou com a presença de diversos representantes de entidades educacionais, gestores escolares, coordenadores de Feijó e Jordão/AC.




Além disso, o Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (lDEB), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE.


Para a secretária Lucicleia Nery, esse é um importante momento para Tarauacá, Jordão e Feijó com a realização do Censo escolar de 2022. “Somos todos responsáveis pelo preenchimento correto dos dados. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar; as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep", salientou a secretária.


O coordenador do Censo Escolar da rede Municipal de Educação de Tarauacá Antônio Francivaldo Lopes do Ó (há 16 anos trabalhando no setor), enfatizou que o estado do acre é penta campeão, pois nos últimos cinco (05) anos é o único estado da Federação a cumprir em 100% com todas as etapas do Censo Escolar.

“Este evento, refere-se a 1° etapa do Censo Escolar do ano em curso, que o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, onde ocorre participação de todas as escolas públicas e privadas do país e abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio); Educação especial – modalidade substitutiva; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional)”, enfatizou o coordenador.


Para a Assessora Indígena de Jordão Leonilce Alves Sombra, o Censo serve para que a educação seja aplicada nos mais diversos lugares, é valorização da educação, envolvendo o conjunto de ações educacionais. “É através do Censo Escolar que recebemos os investimentos devidos pelo Governo Federal para a escolas. Nossa participação aqui em Tarauacá, nos capacitou para levar muitas informações acerca do Censo Escolar para minha comunidade de Jordão”, destacou a Assessora


O Censo Escolar é realizado anualmente. O período de coleta é definido por meio de Portaria, e, nos últimos anos, o início da coleta tem sido a última quarta-feira do mês de maio, instituída como o Dia Nacional do Censo Escolar, conforme a Portaria MEC nº 264/07. Essa data de referência foi escolhida para se adequar ao calendário escolar de um país com a grandeza e a diversidade do Brasil.


Foi realizado o lançamento do Censo Escolar 2022, envolvendo as redes Estaduais, Municipais e Federais de Educação de Tarauacá, Feijó e Jordão, na ocasião contamos com a presença da Secretária Municipal de Educação: Maria Lucicléia Nery de Lima, da Coordenadora do Núcleo de Tarauacá: Janaína de Araújo Furtado, da Secretária Municipal de Educação de Feijó: Maria Vinete Leitão, do Coord. do Núcleo de Educação de Feijó: Everly Damasceno, da Gestor da Secretaria de Educação de Jordão: Francisco Freitas, da Assessora Indígena de Jordão Leonilce Alves Sombra, da Chefe do Departamento de Gestão de Redes: Maria José Nascimento, do Chefe da Divisão de Gestão e Monitoramento de Dados Escolares: Martins Rodrigues Casas, do coordenador Estadual do Censo Escolar: Jelsoni Calixto, dos gestores (as) e técnicos do censo escolar.


Flávio Santos-Assecom - Fotos: Douglas Pinheiro