Prefeitura intensifica busca ativa por alunos da rede municipal de ensino

Texto: Flávio Santos

Seguindo o cronograma, nesta segunda-feira, 17, a coordenação do Programa Busca Ativa Escolar, da Prefeitura de Tarauacá, divulgou dados relacionados às visitas escolares de alunos da rede municipal.

Segundo a coordenadora do Programa Busca Ativa, Fabrícia Bayma, o mês de março e abril foram meses de intensas buscas de alunos, que por um motivo ou outro, estão deixando de frequentar a escola.

Com os dados coletados e com o intuito de buscar alternativas para a permanência do aluno na escola, a coordenação realizou visitas aos pais dos alunos. Durante os meses de março e abril, foram realizadas oitenta e oito visitas nas residências dos educandos com alto risco de abandono e infrequência escolar.

Com maiores dificuldades de permanência das famílias na cidade e o alto custo de manter os filhos na escola, alguns pais resolveram voltar a morar na zona rural da cidade. Foram realizadas seis transferências de alunos que deixaram de estudar nas escolas urbanas. Houve também cinco casos, nos quais foram encaminhados para o Conselho Tutelar de Tarauacá.

A secretária de Educação, Maria Lucicléia, enfatiza que o acompanhamento dos pais no que se refere aos filhos na escola, é de fundamental importância. “Queremos combater a evasão escolar, o abandono e outros fatores que fazem com que a criança deixe de frequentar a sala de aula. O Busca Ativa irá continuar visitando as famílias que estão deixando seus filhos sem frequentar a escola”, afirmou a secretária.

Já a coordenadora do Programa Busca Ativa Fabrícia Bayma, procura as famílias e tenta sensibilizar os pais para que mantenham seus filhos na escola. “Estamos fazendo um trabalho importante na formação do aluno. Queremos que os pais se sensibilizem e acompanhem seus filhos na sua formação escolar, colaborando sempre com seu aprendizado”, afirmou.

A Busca Ativa Escolar permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem. (Unicef).