top of page

Prefeita Maria Lucinéia assina ordem de serviço para restauração do Teatro José Potyguara


Com intuito de resgatar um dos locais mais históricos do município, a prefeita Maria Lucinéia assinou na tarde desta segunda-feira, 12, a ordem de serviço para a restauração do Teatro José Potyguara, localizado na região central de Tarauacá (AC).


Ao contrário das reformas que são normalmente realizadas, o Teatro passará por uma restauração com o intuito de preservar a identidade histórica, já que é um patrimônio tombado.


O local se encontrava interditado pela equipe da Defesa Civil de Tarauacá em razão de problemas temerários em relação à estrutura, salubridade e segurança.


A restauração tem o objetivo de modernizar esse que é um dos mais importantes teatros do Acre. Com emenda de R$ 500 mil da senadora Mailza Gomes (Progressistas), o teatro que já foi um dos principais pontos culturais de Tarauacá, tem previsão de início das obras em 2023.

“É um dia histórico para a nossa cidade. Quero agradecer a senadora Mailza que se sensibilizou com a situação do Teatro que é um espaço da nossa história. Ele é o único que permaneceu no Acre ainda do período da borracha, onde iniciou muita das vezes uma peça teatral no nosso Acre. A gente quer trazer essa história de volta”, afirmou a gestora.


O “José Potyguara” foi o primeiro teatro construído no Acre, inaugurado em 26 de janeiro de 1933.


O Teatro recebeu encenações das peças de José Potyguara, entre elas “Alma Acreana” e “Rasga coração”, além, das apresentações musicais do maestro Mozart Donizetti, autor da música do Hino Acreano, à época todos residindo em Tarauacá (AC).

bottom of page