top of page

Moradores do Assentamento do Taquari entregam documentação para titulação das terras


Com o foco voltado para a regularização das milhares de famílias de assentados, a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Agricultura deu prosseguimento nesta sexta-feira, 29, a mais uma das etapas da titulação dos lotes dos assentamentos da Reforma Agrária.


Os moradores da Comunidade do Taquari realizaram nesta sexta, 29, a entrega dos documentos necessários para a titulação na escola da comunidade do Boto, localizada às margens da BR-364.


O processo burocrático para receber o título só ocorre após a gestão da prefeita Maria Lucinéia firmar um termo de cooperação técnica com o Incra onde a Prefeitura assumiu os serviços para ajudar os assentados, já que para conseguir o título era necessário o morador se deslocar à Rio Branco ou Cruzeiro do Sul. Com a titulação, os produtores podem enfim afirmar que a terra pertence a eles e ainda obtive acesso a crédito de fomento.

“Eu fico muito feliz em fazer parte da realização deste sonho, de tantas famílias que lutaram para conquistar os documentos de suas residências e hoje completam mais uma etapa deste processo. Esse documento vai mudar totalmente a vida e a história destas famílias”, destacou a prefeita do município, Maria Lucinéia.


O secretário de Agricultura, Narcelio Bayma, ressaltou a importância do projeto que traz um título para as famílias que têm a posse da terra mas não possuem documento. “Hoje é um dia muito importante aqui na secretaria da agricultura, estamos tratando da regulamentação fundiária. A nossa expectativa é que até o final do ano a gente possa fazer a titulação dessas quase 100 propriedades”, contou.


Coordenado pelo servidor, Francisco Erivelton, o Programa de Regularização Fundiária do Município vai possibilitar aos produtores, por meio da titulação das terras, novos meios para a permanência das famílias no campo.


“Quero agradecer a vocês que tem aberto a casa de vocês para nos receberem para ajudar a gente a realizar esse trabalho de titulação. Estamos fazendo o máximo que podemos e estamos fazendo a titulação. Eu estou muito feliz, muito contente, em ajudar vocês com esse sonho antigo. A gestão da prefeita Maria Lucinéia está empenhada em realizar as titulações de vocês”, afirmou o coordenador do programa.






bottom of page