top of page

Festival do Abacaxi movimentou quase R$ 2 milhões durante os três dias revela Sebrae


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou nesta sexta-feira, 14, os números da economia que giraram durante os três da 9ª edição do Festival do Abacaxi e da Agricultura Familiar que iniciou na última sexta-feira, 07, e encerrou no último domingo, 09, com um público recorde e muita emoção com os maiores sucessos de Amado Batista, na Praça Alton Furtado, em Tarauacá (AC).


Além da montagem das barracas e tendas, o Festival teve um espaço para os produtores mostrarem a produção do município, com espaço para exposição de animais e um palco alternativo para os cantores locais.


De acordo com os dados do Sebrae, R$ 1.928.000,00 foi o valor comercializado durante os três dias do Festival do Abacaxi e Agricultura Familiar. Os números apontam apenas o que foi comercializado dentro do Festival, não levam em conta o que foi vendido fora do festival ou comercializado, ou seja, não entrou na conta os números arrecadados pelos donos de hotéis, ubers, autônomos, lojas de roupas e dentre outros.


O encerramento da programação contou ainda com apresentação indígena, artistas locais, regionais e o momento mais esperado: show do Amado Batista. A prefeita Maria Lucinéia destacou as peculiaridades da cidade como o Abacaxi Gigante e exaltou o sucesso do Festival, que atraiu pessoas de diversos municípios do Acre.


“Agradeço o senhor por estar realizando um sonho de pessoas que se foram, mas ainda do que estão aqui. É emocionante esse sonho sendo realizado por gerações estou todo arrepiada porque aqui estao do jovem ao idoso feliz da vida”, afirmou a prefeita do município.


Segundo a prefeita, o resgate do Festival mostra a importância também de movimentar a economia e reaquecer o comércio de turismo, que foi bastante afetado pela pandemia da covid-19. A gestora destacou também o resgate da produção do abacaxi, que estava abandonado por gestões anteriores, em razão da falta de apoio técnico aos produtores rurais.


“A cultura em si do abacaxi estava esquecida e os próprios produtores não estavam mais produzindo. Agora a gente voltou com toda a energia, com toda força, abrindo ramais, incentivando com a parte técnica, cuidando mesmo do nosso produtor porque são eles que colocam a comida na nossa mesa. É do campo que vem a riqueza da cidade. Vocês viram aí a garota abacaxi e tantas outras meninas bonitas e homens bonitos também. Tarauacá é uma terra maravilhosa e uma cidade linda. Quem não conhece o nosso município, venha!”, afirmou a prefeita Maria Lucinéia.

bottom of page