top of page

Comemoração do Dia do Índio é marcada por atividades esportivas em Tarauacá






A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, através da Gerência de Desportos, realizou nesta terça-feira, 19, Dia do Índio, um encontro esportivo entre aldeias indígenas do rio Gregório e Igarapé do Caucho do Rio Tarauacá.


O encontro foi marcado por muita alegria e satisfação de ambas as equipes, que puderam se apresentar para um bom público presente nas arquibancadas do estádio O Naborzão.


Com a execução dos hinos nacional e municipal, ambas equipes entraram no gramado do estádio, enquanto eram recepcionados pelas autoridades municipais presentes: Prefeita Maria Lucinéia, Vice prefeito Maranguape, secretária de educação Maria Lucicléia Nery e outras autoridades.


O jogo foi realizado entre as aldeias: Amparo do Gregório (Yawanawá) e Aldeia Igarapé do Caucho do Rio Tarauacá (Kaxinawá). A equipe do rio Gregório venceu o confronto pelo placar de 3 x 1.




Para a secretaria, Maria Lucicléia Nery, foi um dia importante para se consolidar ainda mais as lutas indígenas e poder confraternizar, através do esporte que é praticado por todos que é o futebol.


“Foi um grande evento esportivo entre essas duas etnias. Precisamos respeitar as tradições dos povos indígenas sempre. Eles são importantes para compreensão e construção de nossa história. Sua música, dança, arte plumária, cestaria, cerâmica, tecelagem e a pintura corporal”, finalizou a secretária.


Para o gerente de desporto da Secretaria de educação Gil França, foi um evento importante para valorização do esporte entre as comunidades indígenas de Tarauacá. “Já realizamos outras atividades esportivas com os povos indígenas dentro de suas aldeias, mas desta vez foi aqui na cidade. Muitos atletas estiveram pela primeira vez dentro de nosso estádio praticando futebol”, destacou o gerente.


Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o amendoim, o mamão, a abóbora e o feijão.


bottom of page