top of page

Agentes de endemias realizam ação educativa de prevenção e controle da dengue em Tarauacá


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Equipe de Combate às Endemias, realizou nesta quinta-feira, 17, uma ação educativa especial de orientação sobre as arboviroses e medidas de controle da proliferação do mosquito da dengue no Bairro Copacabana, especificamente, no bairro Cleir.


Durante todo o ano, os agentes orientam os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, com dicas de cuidados dentro das casas, como por exemplo, remover água dos pratos das plantas, colocar os pneus em locais cobertos, remover dos quintais qualquer material que possa acumular água, manter caixas d’água tampadas e limpas, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, limpar diariamente vasos coletores de geladeira, vaso sanitário, ralos e dentre outros.

O ovo do Aedes aegypti leva cerca de 7 a 10 dias para se desenvolver e se tornar um mosquito, por isso a importância das vistorias rotineiras.


É importante ressaltar o valioso envolvimento e a responsabilidade da população na eliminação de possíveis criadouros, pois segundo pesquisas, cerca de 80% deles estão dentro de casa e quintais, e algumas ações rápidas podem ajudar a prevenir a doença.


"Esse trabalho que estamos realizando nos bairros é uma forma de prevenção. Orientamos a não deixar acumular água, explicamos de que forma é contraída a dengue e a maneira correta para combater o AEDES AEGYPTI, eliminando os criadouros nos domicílios. Somente neste ano em comparação com 2021, tivemos uma redução de 90% dos casos de dengue e queremos manter esses números", afirmou o gestor da saúde, Mackenz Oliveira.


bottom of page