EM CRUZEIRO DO SUL: PREFEITA MARILETE CONHECE PROJETO QUE VAI TRANSFORMAR LIXO EM ENERGIA ELÉTRICA

A Prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, esteve em Cruzeiro do sul, na última quarta-feira (27), acompanhada do Controlador Interno Sr. Elivânio Maia e do Assessor de comunicação Sr Gilson Amorim, com a finalidade de conhecer um projeto de sustentabilidade energética, pioneiro em Cruzeiro do Sul.

A expectativa é que Cruzeiro do Sul seja a primeira cidade do Acre autossustentável na geração de energia elétrica através da reciclagem do lixo produzido no município.

Os diretores do Centro Brasileiro Para a Conservação da Natureza (CBCN) apresentaram o planejamento durante uma reunião com os Prefeitos do Juruá.

De acordo com a entidade, as tecnologias usadas na usina vai gerar energia a partir do lixo, e já foram definidas.

A previsão é que o novo procedimento seja instalado ainda esse ano.

A entidade responsável pela limpeza pública do município disse que todos os estudos de impacto ambiental, viabilidade econômica e da qualidade dos resíduos, já foram providenciados.

“Vamos tirar Cruzeiro do Sul do mapa do Acre e colocar no mapa do mundo. Com esse projeto, estaremos nos nivelando a cidades europeias, onde se recicla o máximo e o rejeito é convertido em energia, e o que vai para o aterro é uma fração mínima”, garante Jocélio Araújo, diretor da CBCN.

Além de evitar o acúmulo da grande quantidade de lixo em aterro sanitário, a usina vai tornar o município autossustentável na produção de energia.

“Tivemos o cuidado de pesquisar todos os tipos de tecnologias e escolhemos uma que melhor se adequava a realidade de Cruzeiro do Sul, tanto do ponto de vista ambiental como econômico, e que isso gerasse energia suficiente para atender a demanda do município com o valor e qualidade do lixo produzido aqui”, disse Araújo.

A representante da prefeitura garante que o projeto vai melhorar as questões sanitárias da cidade e pode levar o município a evitar a cobrança de impostos.

“Teremos grandes benefícios, principalmente na questão do lixo que vai deixar de ficar exposto a céu aberto, mas principalmente vai gerar uma economia de energia no município e vai afetar na taxa do lixo que futuramente poderá até chegar a ser zerada”, disse Ideocleide Lima, chefe de gabinete da prefeitura.

A Prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, entusiasmou-se com o projeto, e disse que "buscar experiências de sucesso e ambientalmente corretas, constitui uma prioridade em nossa administração ".

Texto com colaboração do G1 Acre