PREFEITO EM EXERCÍCIO CHICO BATISTA PARTICIPA DE EVENTO DO NOVEMBRO AZUL

O prefeito de Tarauacá em exercício, Chico Batista, participou nesta terça-feira (20), do projeto social relacionado ao Novembro Azul promovido pela Secretaria de Saúde. Também esteve presente o secretário municipal de saúde, Reginaldo Palazzo e o Enfermeiro Alysson Albuquerque, na Unidade de Saúde Doquita.

A Prefeitura de Tarauacá promove em todas as unidades básicas de saúde diversas ação alusiva ao movimento Novembro Azul. “A ideia é facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços médicos, com foco na prevenção do câncer de próstata”, ressaltou o Secretário de Saúde, Reginaldo Palazzo.

Durante a visita, Chico Batista destacou a importância dos exames de prevenção e de diagnóstico precoce. “Cuidando da sua saúde, além de fazer o bem para si, o homem faz também o bem para quem está ao seu redor, então temos que mudar muitas vezes uma cultura que está arraigada, que é a do preconceito, para uma cultura do bem-estar e do cuidado responsável da nossa saúde”, ressaltou o prefeito em exercício.

Novembro Azul

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, o índice de cura é de 90%. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS

Em Tarauacá, a secretaria municipal de Saúde programou uma série de atividades envolvendo os homens na luta pela prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês, os Postos de Saúde estarão fazendo um horário especial no atendimento aos homens para a realização do preventivo.