PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA VACINAÇÃO ITINERANTE DE CÃES E GATOS

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove uma campanha itinerante de vacinação anti-rábica em cães e gatos nas comunidades ribeirinhas da região do Rio Acuraua.

O objetivo da campanha é imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos.

A equipe de vacinadores deve perdurar com as ações por toda essa semana. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Na cidade, não há registro da doença em humanos, porém é preciso manter-se em alerta, pois o vírus continua em circulação. A SMSA realiza ações de vigilância epidemiológica de acordo com um calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“É importante ficar alerta aos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns está agressividade, salivação excessiva. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Centro de Saúde mais próximo”, alerta o enfermeiro Adriano.