top of page

UNIDADES DE SAÚDE DE TARAUACÁ REALIZAM AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL


O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. Dentro deste contexto as Unidades Básica de Saúde Maria Espanhol sob a coordenação de Silvânia Nunes e o Padre Hubert Grossheim de Edneida Oliveira, realizaram nesta quinta-feira 23, no período noturno.


O Novembro Azul veio para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. De acordo com a coordenadora Silvânia Nunes, o evento teve a participação de média de 50 homens que são atendidos na unidade.

Durante o evento o coordenador da Atenção Básica do município enfermeiro Alisson ministrou uma importante palestra onde relatou a importância do homem em cuidar da saúde e falou da realização do exame da próstata. “É preciso quebrar essa barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo, principalmente, em relação ao câncer de próstata que é curável, desde que seja descoberto em fase inicial”, destacou Alisson.


Todos os homens que procuraram hoje as unidades tiveram acesso a atendimentos médicos, enfermagem, odontológico, testes rápidos, palestras educativas.


A doença O câncer de próstata ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames indicados pelo médico a partir dos 40 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.


bottom of page