PREFEITA MARILETE PARTICIPA DE ENCONTRO COM SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS DO ACRE

Líder da bancada do Acre no Senado Federal, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) recebeu no gabinete da liderança de seu partido a presidente da Associação de Municípios do Acre (Amac), Marilete Vitorino, e demais lideranças municipalistas e prefeitos do Estado. A reunião, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, durante a Mobilização Municipalista em Brasília, congregou expressivamente a bancada parlamentar do Estado.

Além de Petecão, estiveram presentes o senador Jorge Viana (PT-AC) e os deputados Alan Rick (DEM-AC), César Messias (PSB-AC), Angelim (PT-AC) e Léo de Brito (PT-AC). Os congressistas mostraram-se sensíveis às demandas municipais apresentadas. “Os Municípios passam hoje por dificuldades extraordinárias. O governo federal faz o menino, pare o menino, mas depois entrega para o prefeito balanças e criar”, exemplificou Messias.

A pauta da mobilização, que compõe a campanha Não Deixem os Municípios Afundarem, foi apresentada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Os parlamentares foram alertados sobre a urgente necessidade de se derrubar o veto ao Encontro de Contas, a necessidade de se aprovar o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) e incluir as matérias prioritárias nas pautas da Casas legislativas.

“Estou à disposição e completamente imbuído a aprovar essa pauta. Os prefeitos podem contar comigo”, afirmou Alan Rick após a apresentação.

Reconhecendo as profundas e diferentes dificuldades que os Municípios enfrentam hoje, Viana relembrou seu período que assumiu cargo de prefeito. “Naquela época, as Prefeituras não tinham o tanto de atribuição que tem hoje, embora já faltasse recurso”, contou ele.

Para fechar o encontro, a liderança municipalista descreveu aos parlamentares como é o sentimento dos gestores à frente das Prefeituras no vermelho. “Às vezes, tem hora que a gente diz que é melhor entregar as prefeituras. Parece que os problemas só aumentam”, disse Marilete Vitorino.

Leia também: Municipalistas do Acre discutem pauta com senadores e deputados da bancada estadual