UNIDADES DE SAÚDE GANHAM ORNAMENTAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

As Unidades de Saúde de Tarauacá receberam uma decoração e iluminação especial em apoio à Campanha do Novembro Azul. Os prédios ganharam iluminação azul e decoração com o símbolo da campanha de prevenção ao câncer de próstata.

O nome Novembro Azul remete à cor do laço azul e do bigode que simbolizam, mundialmente, a luta contra o câncer de próstata. O propósito é chamar a atenção para a importância do cuidado com o corpo, com ênfase na próstata, por parte dos homens.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Meirivânia Daniel, a campanha busca incentivar os homens, principalmente, a procurarem as Unidades de Saúde com o objetivo de realizarem exames visando à prevenção contra o câncer de próstata, o que mais acomete o sexo masculino.

O objetivo da detecção precoce é reduzir a mortalidade por câncer de próstata, por meio do exame clínico anual. Os homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano. Porém, aqueles com casos pregressos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade. Infelizmente, o câncer de próstata pode atingir qualquer homem.

PROGRAMAÇÃO E CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS

Em Tarauacá, a secretaria municipal de Saúde programou uma série de atividades envolvendo os homens na luta pela prevenção ao câncer de próstata. Durante todo o mês, os Postos de Saúde estarão fazendo um horário especial no atendimento aos homens para a realização do preventivo.

Dia 10, às 13hs Unidade de Saúde João Wanderley (Dia 'D')

Dia 16, às 19h Unidade de Saúde Maria da Luz e Unidade de Saúde 24 de Abril

Dia 17 , às 19h Unidade José Leôncio

Dia 21, às 7h da manhã Unidade João Wanderley

Dia 23, às 19h Unidade de Saúde Maria Espanhol

Dia 24, ás 19h Unidade Francisca Cabral "Doquita" (Encerramentos das atividades com atendimento especializado a saúde do homem).