Prefeitura agradece equipes, empresário, e segue firme com medidas preventivas até 30 de abril

Tarauacá é um dos poucos municípios sem casos positivos do COVID-19, e a prioridade da Gestão municipal é salvaguardar os munícipes com medidas preventivas. Por esse motivo, foram instaladas duas barreiras sanitárias provisórias na entrada do município, uma na Avenida Avelino Leal e outra no Bairro Corcovado. Até 30 de abril é proibido entrar no município. Para manter essa medida preventiva, consistente na proibição de ingresso no município, até 30 de abril, as equipes enfrentam diuturnamente situações desafiadoras. A principal delas: a resistência, a falta de consciência da gravidade do covid-19 e a desobediência de cidadãos em respeitar a barreira sanitária. Apesar desses desafios, a medida será mantida até 30 de abril. Por isso, o Município quer registrar agradecimento à todas as equipes de servidores que estão trabalhando na linha de frente, mantendo as barreiras sanitárias, instituídas pelo Decreto nº. 33, de 14/04/2020. Especialmente, o Município congratula os empresários e população em geral de Tarauacá, pela colaboração, bom senso e ajuda nas medidas para salvaguardar nossa cidade. Caso haja contaminação no município, a previsão é a pior: caos generalizado na saúde pública, tendo em vista a ausência de UTI, ventiladores pulmonares para tratamento do Covid-19, falta de infraestrutura, equipe especializada, e leitos disponíveis. Não há estrutura hospitalar, como na maioria dos municípios brasileiros. A medida temporária de proibir a entrada no município, portanto, é essencialmente preventiva. Por isso, incansavelmente, a Chefe do Executivo, tem insistindo na necessidade dos munícipes ficarem em casa, durante esse período de crise. O objetivo dos poderes públicos é controlar a contaminação comunitária e generalizada. Estudos apontam que uma pessoa infectada pode contaminar mais de cem.

Por Gilson Amorim e Marcos Vitorino.