SECRETARIA DE SAÚDE HABILITA SERVIÇOS E AMPLIA ATENDIMENTO

 

Nos primeiros 100 dias de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá concentrou esforços para habilitar serviços e garantir mais incentivos federais para o custeio das ações no âmbito do SUS no município.

 

Os atendimentos foram ampliados para garantir uma saúde mais expansiva e de melhor qualidade pra serem oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município de Tarauacá.

 

Um dos atendimentos mais necessários e obrigatórios é o teste do pezinho e triagem neonatal – atualmente todas as unidades estão realizando o procedimento de maneira eficaz e satisfatória, com suporte da SEMSA em casos de alterações diagnóstico, encaminhando-os pra Rio Branco e Cruzeiro do Sul para segmento do tratamento.

 

As unidades de Saúde João wanderley, Maria Francisca da Costa Cabral e Hospital Dr Sansão Gomes dispõem de LABORATÓRIOS DE ENDEMIAS / MALÁRIA/DENGUE. Já na Zona rural os Postos do Gregório e Tauari também estão equipados com laboratório. Quatro Técnicos de análises clínica foram contratados para melhorar o suporte assistencial.

 

Os LABORATÓRIOS DE ENDEMIAS/DENGUE conta com 9 (nove) Agentes de Saúde em exercício, e 1 (um) examinador de larva atuam na zona urbana. 

 

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO na atual gestão funciona assim: Os exames de PCCU realizados nas Unidades são encaminhados semanalmente visto que o prazo de coleta e chegada no CECON em Rio Branco é de 15 dias, o que causou muita perda de exames e pacientes sem resultado nos anos anteriores.

 

O município oferece o PROGRAMA TABAGISMO que Atualmente a SEMSA, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde oferta aos fumantes tratamento e acompanhamento no combate ao fumo. São 12 pacientes atendidos na UBS 24 de Abril durante 3 meses, após esse prazo iniciamos uma nova turma. O projeto vai expandir o programa para mais 3 unidades de saúde: UBS Maria da Luz, UBS José Leôncio e UBS Marília Vieira, pois são pontos geograficamente estratégicos.

 

O PROGRAMA "ACADEMIA DE SAÚDE" atualmente está sendo na UBS Maria da Luz e UBS José Leôncio que são os pólos bases cadastradas o sistema e, em breve, a academia da UBS Maria da Luz será reativada e iniciado o Programa.

 

O Programa “SAÚDE NA ESCOLA” abrange de forma direta 12 (doze) escolas do município, com 12 (doze) ações padrões do Ministério da Saúde a serem desenvolvidas em uma vigência de 12 meses. As demais escolas recebem suporte e atendimento indireto por meio das unidades de saúde de referência, juntamente com a coordenação de saúde na escola.

 

Uma equipe da Vigilância Sanitária composta por 2 (dois) Fiscais Sanitários, 2 (dois) Auxiliares Administrativos e 1 Coordenador Geral, desempenham a função de coleta, fiscalização e inspeção nos âmbitos e estabelecimentos regulados pela ANVISA e todos os condicionantes que envolve a saúde Pública.

 

O SISTEMA DE IMUNIZAÇÃO – SIPNI, por meio da condenação de imunização alcançou 100% (cem por cento) de cobertura da campanha de Influenza e BCG, e iniciamos a Campanha de Multivacinação para cobertura total do corrente ano.

 

As unidades ingressaram ainda em Programas mais modernos como o TELESAÚDE, que funciona por meio de sistema online e, atualmente, a prefeitura de Tarauacá conseguiu promover capacitação e avaliação de especialistas das diversas áreas médicas para resolutividade dos diagnósticos no município e aperfeiçoamento profissional. 

 

Outra novidade é o Programa TELEDIAGNÓSTICO que funcionará apenas em Tarauacá e Xapuri que foram contemplados pelo Núcleo Telessaúde de Minas Gerais (Hospital das Clinicas UFMG), onde teremos suporte cardiológico e acesso ao exame eletrocardiograma disponíveis para a demanda municipal. A implantação ocorrerá por meio da capacitação com a equipe do Ministério da Saúde e do Telessaúde Acre nos dias 17 a 20 de Setembro de 2017.

 

Outro serviço habilitado já nesta quarta-feira, 30, foi a ampliação do "Programa Tabagismo", que se expande para mais uma Unidade de Saúde.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

PREFEITA DE TARAUACÁ MARILETE SE REÚNE COM PRODUTORES RURAIS

May 15, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo