ALISTAMENTO MILITAR PODE SER FEITO PELA INTERNET

A Prefeitura de Tarauacá através da Junta de Serviço Militar já dispõe dos modernos serviços online para o Alistamento Militar. Jovens que completam 18 anos em 2018 já podem realizar o alistamento militar obrigatório.

O processo acontece até 30 de junho e será possível cumprir com a obrigação pelo site http://www.alistamento.eb.mil.br/ ou diretamente na Junta de Serviço Militar localizada na Av. Cel. Juvêncio de Menezes, na Prefeitura.

Para se alistar de forma online é necessário informar apenas o número do CPF. Caso o jovem não possua o documento, deverá realizar o alistamento de forma presencial na sede da Junta Militar, apresentando a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a carteira de trabalho.

Uma vez feito o alistamento, o jovem receberá um número de registro de alistamento no Certificado de Alistamento Militar (CAM) e poderá verificar, por meio do portal, se continuará na seleção para uma das Forças Armadas, Marinha, Exército ou Aeronáutica, ou se foi dispensado, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

O Alistamento Militar é uma obrigatoriedade. Todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano (2018), devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental.

“Quem não se alista não pode se matricular em estabelecimentos de ensino; obter passaporte ou prorrogar a validade do documento; ser empregado em empresas ou exercer cargo público; prestar concursos; obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais; entre outros impedimentos”, explica o Secretário da Junta do Serviço Militar de Tarauacá, Cristovão Duarte.