top of page

Tarauacaense já pode se dirigir ao Posto de Saúde mais próximo para solicitar cartão do SUS



Por Reginaldo Palazzo


A UBS(s), mais comumente conhecidas como ' Postos de Saúde' já estão emitindo o Cartão do SUS é o que informa o Secretário de Saúde Aderlândio França


“Resolvemos reimplantar a expedição desse documento novamente nos postos para facilitar o usuário da saúde que não precisará se deslocar para Secretaria de Saúde onde estavam emitindo por ser as vezes distantes da área em que residiam, portanto como temos UBS próximas fica melhor assim para atendê-los”. Disse o Secretário.


Todos os cidadãos que já possuem o cartão do SUS com numeração que não inicie com o dígito “7”, devem procurar os postos para a regularização e confecção do novo cartão, que vale lembrar tem validade em todo território nacional.


Além dos documentos comuns exigidos (dados pessoais) como, por exemplo, RG, certidão de nascimento e comprovante de endereço é de suma importância que o cidadão traga o CPF, documento cujo qual se não for apresentado não poderá receber o novo cartão.


Os pais ou responsáveis de crianças recém nascidas ou não, precisam verificar se na certidão de nascimento já consta o CPF pois, elas também precisam ter esse número de documento.


O tarauacaense pode procurar para emissão do cartão os seguintes postos de saúde:


Maria da Luz (Praia)


José Leôncio – Copacabana


24 de abril – Ipepaconha


Padre Hubert – Se localiza na praia, mas atende o usuário do centro


Doquita - Praia


Porto Marques - Destinado a atender os usuários da zona rural


Maria Espanhol - Triângulo e Bairro das Flores


Marilia Vieira - Corcovado


E ainda a Balsa hospitalar destinada especificamente aos ribeirinhos.


Documentos Necessários


CPF

Dado pessoais completos

Endereço completo

Nome do pai


A Secretaria de Saúde (SEMSA), está situada na Rua Justiniano de Serpa 129 onde ficava o antigo posto de saúde João Wanderley.


“Esse documento é importante porque qualquer atendimento em saúde na rede municipal ou estadual será solicitado o cartão do SUS, portando evite transtornos se antecipando a algum eventual problema atualizando seu cartão”. Completou. “Em caso de emergência a pessoa será obviamente atendida, mas teremos que procurar o restante da informação, o que pode acarretar em mal entendido”.


Ainda segundo o secretário, a atualização do cartão SUS está inserida em contexto federal relacionado ao financiamento da política nacional de atenção básica e informatização dos dados. “Se a pessoa não apresentar o novo cartão atualizado, o governo federal não mais fará o pagamento do atendimento realizado pelo SUS. Isso é fruto dessa nova política nacional de financiamento da atenção básica, onde é pré-requisito a informatização do SUS. Então as unidades de saúde do país inteiro estão se reorganizando para poder cadastrar todos os usuários do SUS em cada município”, Finalizou Aderlândio.




Comments


bottom of page