Tarauacá lança programa de recomposição da aprendizagem de alunos das escolas municipais


Por Lucas Vitor

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), lançou nesta quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores, o Programa “Tarauacá Alfaletrar”, que terá como prioridade alfabetizar todos os estudantes da rede municipal do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.


Serão contemplados cerca de 436 alunos da zona urbana, com foco naqueles que obtiveram rendimento abaixo do esperado nas avaliações diagnósticas do município. No Acre, Tarauacá é o primeiro município a implantar esse programa.


Os alunos terão aulas no contraturno, ou seja, quem estuda pela manhã vai à tarde e vice-versa. Na zona rural, os alunos que se encontram na mesma situação receberão atividades ajustadas de alfabetização.


O programa prevê incentivo para as unidades escolares e certificará os profissionais com melhores resultados. As escolas que baterem suas metas serão beneficiadas com investimento financeiro para ações pedagógicas. As aulas iniciam a partir do dia 22 de junho, próxima quarta-feira.

O prefeito, em exercício, Raimundo Maranguape, destacou a importância do Programa “Tarauacá Alfaletrar”. “Esse programa que estamos lançando hoje significa não deixar nenhuma criança para trás. O nosso propósito é garantir aos alunos o direito de aprender. Com os nossos educadores, que são a chave do processo de ensino e aprendizagem, podemos mudar a realidade atual”, ressalta o prefeito.




O projeto lançado pela secretaria municipal de educação, Maria Lucicléia, tem o objetivo de minimizar as desigualdades e defasagens educacionais, potencializadas pela pandemia da covid-19. Umas das principais metas é reduzir a desigualdade da aprendizagem.


"O programa tem como objetivo fortalecer o processo de alfabetização da nossa rede municipal. Dessa forma, queremos recuperar o prejuízo dos últimos dois anos de pandemia, resgatando a aprendizagem. Essa gestão tem tido o compromisso de também qualificar o servidor com as capacitações que já tivemos e que ainda teremos ao longo desta gestão", enfatizou a secretária.


Participaram da cerimônia, o presidente do Conselho Municipal de Educação, José Leite, o Coordenador de Ensino, Francisco das Chagas, a Coordenadora do Programa , Elivângela Machado, e os gestores da rede municipal de ensino , equipe pedagógica das unidades escolares ainda professores que irão atuar no programa , alunos e a equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação -DEB. O presidente do Fundeb, Lauro Benigno, não participou do evento.