
Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, através dos coordenadores (as) pedagógicos (as) Edilene de Oliveira Silva, Francisco Juliano do Nascimento e Maria José de Lima Silva participam da 2ª Formação em Foco: “Alfabetização e Letramento” na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC).
A formação, ora aplicada, é referente a base curricular do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h com o tema: Alfabetização e Letramento no campo curricular de língua portuguesa e matemática.
“Sabemos que o Letramento Matemático permite que os alunos reconheçam que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo, pois constituem o raciocínio lógico e crítico”, afirmou.

Outras capacitações acontecerão ao longo do semestre: Formação de Educação Infantil (01 e 02 de setembro), Formação Novos Professores Rurais ( 29 e 30 de setembro) e IV Jornada Pedagógica de EJA (31 de agosto).
A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, afirma que é importante se capacitar e se qualificar para desenvolver sempre uma educação de qualidade inclusiva para todos. “Um profissional capacitado com o tema, saberá desenvolver ações e lidar com as mais variadas soluções de aprendizagens. Saberá desenvolver ações corretamente, fazer novas dinâmicas e buscar sempre uma prática educacional de qualidade”, afirmou a secretária.

Para a coordenadora, Maria José de Lima, são capacitações importantes para a educação tarauacaense. “Estamos adquirindo um valoroso aprendizado que nos darão suporte de desenvolvimento para avançarmos na educação de nosso município de Tarauacá”, falou a coordenadora.
Formar alunos letrados em Matemática tem a ver com incentivá-los a estar em ação durante a aula, a interagir com colegas e elaborar conjecturas e hipóteses, além de usar os números para alcançar respostas significativas para formular conceitos e participar de correções coletivas em que se discutem os resultados.
Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.



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