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Servidores da Educação participam de capacitação na Universidade Federal do Acre em Rio Branco


Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, através dos coordenadores (as) pedagógicos (as) Edilene de Oliveira Silva, Francisco Juliano do Nascimento e Maria José de Lima Silva participam da 2ª Formação em Foco: “Alfabetização e Letramento” na Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco (AC).


A formação, ora aplicada, é referente a base curricular do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h com o tema: Alfabetização e Letramento no campo curricular de língua portuguesa e matemática.


“Sabemos que o Letramento Matemático permite que os alunos reconheçam que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo, pois constituem o raciocínio lógico e crítico”, afirmou.

Outras capacitações acontecerão ao longo do semestre: Formação de Educação Infantil (01 e 02 de setembro), Formação Novos Professores Rurais ( 29 e 30 de setembro) e IV Jornada Pedagógica de EJA (31 de agosto).


A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, afirma que é importante se capacitar e se qualificar para desenvolver sempre uma educação de qualidade inclusiva para todos. “Um profissional capacitado com o tema, saberá desenvolver ações e lidar com as mais variadas soluções de aprendizagens. Saberá desenvolver ações corretamente, fazer novas dinâmicas e buscar sempre uma prática educacional de qualidade”, afirmou a secretária.

Para a coordenadora, Maria José de Lima, são capacitações importantes para a educação tarauacaense. “Estamos adquirindo um valoroso aprendizado que nos darão suporte de desenvolvimento para avançarmos na educação de nosso município de Tarauacá”, falou a coordenadora.


Formar alunos letrados em Matemática tem a ver com incentivá-los a estar em ação durante a aula, a interagir com colegas e elaborar conjecturas e hipóteses, além de usar os números para alcançar respostas significativas para formular conceitos e participar de correções coletivas em que se discutem os resultados.


Em resumo, o letramento é a habilidade de saber ler e escrever de acordo com o contexto das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, as quais se pautam na linguagem como produto cultural e social.