Secretaria Municipal de Saúde recebe visita da equipe técnica da Vigilância em Saúde


Durante os dias 30 e 31 de agosto do corrente ano, a secretaria municipal de saúde de Tarauacá - SEMSA Tarauacá, recebeu em sua sede a visita da equipe técnica da vigilância em saúde composta por Débora dos Santos - Chefe do Núcleo de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, José Gabriel de Souza Mesquita - Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Carmelinda Gonçalves - Tecnica responsável pela Leishmaniose e Doença De Chagas e Coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Elizângela Soares de Oliveira- Coordenadora do Laboratório de Endemias, Catiana Rodrigues da Silva - Coordenadora da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, Anselmo Muniz - Gerente de Vigilância em Saúde da Regional do Jurua, Tarauacá e Envira e Milena Lopes - Apoiadora CIEVS.


No período sazonal em que estamos, já são esperados casos de viroses no município, no entanto, este ano os casos ocorreram de forma antecipada, gerando um surto de diarréia. Apesar dos esforços e estratégias que a SEMSA TK tem em mãos, foi necessário o reforço da equipe da SESACRE acima citada.


No primeiro dia pelo período da tarde, a equipe técnica da SESACRE juntamente com o secretário de Saúde Aderlândio França e sua equipe técnica, trocaram ideias e conhecimentos para minimizar os casos de diarréia. A SEMSA TK recebeu uma doação da equipe da SESACRE de sais de reidratação oral e hipoclorito de sódio, que foram distribuídos para as unidades de saúde da família.


No segundo dia pela manhã, foi realizado um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde - ACS no SINTEAC, para explanar a situação de surto de diarréia que o município está passando, dando início a um plano de ação. Pela tarde, a equipe da SESACRE juntamente com o coordenador de epidemiologia Hilder Júnior, realizaram visitas em algumas unidades de saúde, onde abordaram o planejamento e estratégias para combate à diarréia e a importância da notificação dos agravos, no final da tarde foram reunidos os médicos e enfermeiros do município para discussão sobre o tratamento de leishmaniose com medicamentos via oral.


Segundo o secretário de saúde do município, a principal estratégia é o trabalho em equipe, pois, segundo o mesmo fica mais fácil de passar pelos problemas, surtos e epidemias que surpreendem toda equipe de saúde, ainda de acordo com a fala do secretário, a SEMSA TK está sempre a disposição para trabalhar em prol dos munícipes e está aberta a diálogos e sugestões para benefício da população.











.