top of page

Secretaria Municipal de Educação tem setor de dados estatísticos que avaliam ensino escolar


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem o setor de Estatística, que é responsável pelos dados estatísticos das escolas da Rede Municipal de Ensino e pela aplicação do cumprimento da legislação sobre a organização do ensino e vida escolar dos alunos.


Dentre algumas atribuições do referido setor estão: Inspecionar os estabelecimentos de ensino da rede municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental para posterior autorização de funcionamento junto ao Conselho Municipal de Educação; assegurar o cumprimento dos dispositivos legais referentes à escrituração escolar, visando à regularidade e autenticidade da documentação escolar, zelar pelo cumprimento da legislação vigente referente à habilitação de pessoal técnico, docente e administrativo das Unidades Escolares, etc.


O setor de estatística da secretaria de Educação de Tarauacá tem como responsáveis o Coordenador Antônio Francivaldo Lopes e a assessora de Estatística, Maria Betânia Aragão.

“Somos responsáveis pelo EDUCACENSO, e temos que atualizar os dados referentes, disponibilizando o rendimento e movimento do ano vigente, recebendo os relatórios dos professores para atualizar o sistema de informações junto ao MEC dentro do prazo estabelecido”, destacou o coordenador.


O setor disponibilizou o calendário de repasse da União com valores recebidos de janeiro a dezembro do ano em curso. O calendário demonstra o cronograma de todos os repasses da complementação da união (VAAT). A Portaria do MEC/ME Nº 11 de 24 de dezembro de 2021, estabelece os valores mensais que cada município recebe do Governo Federal mensalmente.


Portanto, a estatística fornece dados para que a escola possa definir suas metas, avaliar seus alunos, seu desempenho, verificar seus pontos a serem reformados e atuar com melhorias ao desenvolver o processo de ensino/aprendizagem do aluno.





Por Assessoria da Seme.




Comments


bottom of page