Secretaria Municipal de Educação realiza jornada pedagógica para docentes da educação do campo


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento do Ensino Básico (DEB), está desenvolvendo na Escola Profº José Augusto de Araújo a I Jornada pedagógica para docentes da educação do campo com foco principal no início do ano letivo nas escolas rurais de Tarauacá.


A capacitação que acontece até o dia 11 de fevereiro visa proporcionar aos professores diversas situações de aprendizagem, na qual podem incluir estudos que irão auxiliar os docentes nas ações do cotidiano, nos ambientes de aprendizagem, dando novos significados às práticas pedagógicas escolares.


Na capacitação estão sendo abordados assuntos relacionados à: Habilidade sócio emocionais, BNCC (Base Nacional Comum Curricular), plano de curso, rotinas, adaptação curricular do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Instrumentos pedagógicos e outros.

O diretor de Ensino Básico da SEME, Francisco das Chagas Felipe de Lima, destacou a importância das formações na evolução do professor.


“A formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada dos educadores, uma vez que contribui para evolução constante do trabalho docente. Assim, transformando cada ação em aprendizado escolar”, salientou

Para Maria José Oliveira, que trabalha na escola do seringal Sacado, localizado no rio Tarauacá, há 3 anos, precisa se reciclar para aprender.


“É importante, pois não tive oportunidades no passado para estudar. Preciso me capacitar para poder desenvolver boas ações e práticas com meus alunos na comunidade que estou inserida”. Falou a professora.


Já para o professor Francisco de Assis Alves da Silva, há quatro anos na comunidade, atende na escola Santa Maria do setor dois do rio Tarauacá na comunidade do Cachoeira, acompanhar o desenvolvimento da educação é fundamental.

“Precisamos acompanhar as transformações que sofre a educação. Estamos em constante aprendizado sempre. Temos que aprimorar nossas técnicas, aprender a BNCC, como desenvolver novas práticas dentro do nosso âmbito escolar”, finalizou o professor.


A secretária de educação, Maria Lucicleia Nery, destacou que neste momento de pandemia é necessário uma readaptação profissionalmente.


“Vivemos um momento que não queríamos viver. O presente é novo, mas devemos nos aprimorarmos e focar na retomada às aulas e das atividades das nossas vidas, tomando os devidos cuidados de prevenção ao covid-19. Cada um faz sua parte para podermos vencer com a educação”, concluiu a secretária.












Por Assessoria da Seme.