top of page

Secretaria discute estratégias para avaliação de indicadores da Educação Básica


A Secretaria Municipal de Educação - SEME, através do Setor de Estatística nas pessoas dos servidores Antonio Francivaldo e Betânia Aragão, realizaram ontem 13/02 do ano em curso, um alinhamento com a equipe de Assessores do Ensino do Campo, Coordenação da EJA e coordenação do Programa Primeira Infância.


O que é o Ideb é como funciona? O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino.


Na oportunidade, estiveram presentes as técnicas do Censo Escolar Elba e Rita da SEE que enfatizaram a importância do preenchimento correto da 2° etapa do Censo Escolar que se refere ao rendimento/movimento, uma vez que estes indicadores repercutem diretamente no IDEB e têm por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino.


Já a Secretária Municipal Profª Maria Lucicléia e a Gerente de Ensino Rural Profª. Cativânia Lima, ressaltaram que em breve a equipe de assessores estarão se deslocando às comunidades em busca de realizar novas matriculas e assim superarmos o déficit de 240 alunos do ano anterior.


“É importante que se busque sempre acrescentar novos educandos na rede da educação escolar. É a educação que forma cidadãos sociais e atuantes na sociedade. Estamos sempre trabalhando para enaltecer e buscar sempre acrescentar novas vagas escolares, tanto na educação urbana quanto na educação do campo”. Acrescentou a secretária.



Por: Flávio Santos-Assecom.

Comments


bottom of page