
Nesta terça-feira, 15 de março do corrente ano, os servidores que compõem a Secretaria de Saúde (Semsa) se reuniram com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para tratar sobre a vinda da Carreta de Amor para o município.
Nesse encontro, os ACS foram instruídos quanto ao preenchimento de requisição e termo de consentimento e esclarecimento para realizar os cadastros. O critério para realização do PCCU é ter idade mínima de 24 anos e máximo 64 anos; para realização da mamografia, as mulheres devem ter idade mínima 50 anos e máximo 69 anos.
Dessa vez, a carreta do amor irá trazer especialista em dermatologia para avaliação de pacientes que tenham encaminhamentos para tal área com suspeita de câncer de pele, além de, realizarem avaliação bucal, em pacientes que apresentarem algum tipo de lesão na boca por mais de duas semanas e ter mais de 35 anos.
O secretário de saúde, Aderlândio França, alerta que a carreta do amor é para rastreio para o câncer de colo de útero, câncer de mama, câncer de pele e câncer na boca e frisa a importância para a realização dos exames.
“O cadastro será realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) de cada área. A previsão de início dos cadastros será no início do mês de abril. Com o momento oportuno, foi abordado sobre o tema Programa Saúde com Agente, onde os ACEs e ACSs receberão um curso on-line de técnico em saúde”, afirmou o gestor.
Comentarios