top of page

Secretaria de Saúde promove atendimentos voltados à saúde do homem com os servidores da SEME


No novembro azul, a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Saúde (Semsa) promoveu nesta sexta-feira, 25, uma ação de ação de saúde para atendimentos voltados à saúde do homem com os servidores da Secretaria de Educação do Município (SEME).


A ação disponibiliza exames como: dosagem de colesterol, HDL, Ureia, ácido úrico, HIV, sífilis, HBsAg, HCV, teste rápido covid-19 e disponibiliza também vacina anti-covid 19.


A Campanha Novembro Azul tem por objetivo alertar a todos sobre o combate ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce no homem, já que, por causa do preconceito com o exame antigo, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estágios mais avançados.


O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Para a secretária Maria Lucicléia Nery, é uma ação importante, pois homens, mulheres, crianças devem cuidar de sua saúde. “Este mês é direcionado à saúde do homem com a campanha do Novembro Azul. Essa parceria com a secretária de Saúde, foi crucial para que homens e mulheres da educação pudessem fazer seus exames”, salientou.

O secretário de Saúde Mackenz Oliveira dos Santos, ressalta que realizar exames deve ser uma rotina para saúde de todos. Sem distinção, homens e mulheres, deve-se prevenir sempre. “Estamos intensificando as ações da secretaria com muitos exames disponíveis, disponibilizando ações importantes em alusão ao Novembro Azul em Tarauacá”, concluiu.

.

Para o enfermeiro e coordenador de Vigilância Epidemiológica, Hilder Jr, “Esta ação é importante, pois podemos fazer o rastreio de uma possível enfermidade detectada com os exames. Assim, fazendo um tratamento precoce”, destacou o enfermeiro.


O que é o Novembro Azul e qual é seu objetivo? Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. (Sistema Único de Saúde – SUS).


Com o principal objetivo de fazer o alerta e estimular o homem a cuidar de sua saúde, a prefeitura de Tarauacá, por meio da secretaria de educação, desenvolve atividade em alusão ao Novembro Azul.


A mobilização em prol da saúde masculina ocorre para redução da morbidade e da mortalidade dessa população a partir do enfrentamento dos fatores de risco e com facilitação do acesso aos serviços pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

NOVEMBRO AZUL

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar a todos sobre a importância de conhecer essa doença e da realização de um diagnóstico precoce sobre ela.


A PRÓSTATA


A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Ela apresenta o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga e circunda a primeira porção da uretra. Essa glândula exerce um importante papel na reprodução, uma vez que libera uma secreção que será eliminada no momento da ejaculação e garante a viabilidade dos espermatozoides. Essa secreção possui enzimas anticoagulantes e também nutrientes para os gametas masculinos. (SUS).



Comentarios


bottom of page