Secretaria de Municipal de Educação firma parcerias institucionais com a SEE


A Secretária de Educação, cumpre agenda importante e participa de evento institucional em Rio Branco, com o objetivo de consolidar parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Acre. Trata-se de acordos entre as duas secretarias para que seja desenvolvida ações educacionais e pactuações.


Os representantes da Secretaria de Educação, Lucicléia Nery e Elivângela Machado (Técnica do CONVIVA Educação), e ainda participam do Fórum da UNDIME (11 e 12/05), com debates e aprendizagens importantes referentes à Políticas Públicas Educacionais pós pandemia.


Na terça-feira Feira (10), reuniu-se com a Secretária Municipal de Educação de Rio Branco (SEME), para discutir políticas públicas educacionais e fazer parcerias para amenizar os transtornos da pandemia na aprendizagem dos alunos de primeiro ao quinto ano.

Na quarta feira (12), iniciou-se o V Fórum extraordinário da Undime/ AC, onde serão dois dias de estudo e formação para se discutir os desafios das políticas Educacionais no Contexto Pos-pandemia.


O que é a sigla Undime? A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


Qual o objetivo da Undime?


A Undime tem como objetivo contribuir com a formulação, promoção e acompanhamento de políticas de educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização e educação inclusiva.

Para a secretaria Lucicléia Nery, é importante o debate e aproximação de ambas as secretarias para que sejam estabelecidos plano de ações educacionais e firmadas parceria importantes para a democratização da educação de Tarauacá. “Estamos firmando parcerias importantes com o Estado e buscando sempre enaltecer e buscar cada vez mais uma educação democrática, inclusiva e de qualidade diferenciada. Queremos assimilar aprendizagens e minimizar os efeitos que a pandemia causou em nossas escolas, em nosso alunos.” Explanou a secretaria.

Qual o papel dos Estados na educação?

O Estado assegura o direito a educação, auxilia nas funções da escola no sentido de dar suporte a pratica educacional, ele vai então garantir que todos tenham igualdade no direito ao acesso a educação, o Estado torna-se o principal mecanismo que vai assegurar a educação igualitária.


Por: Flávio Santos - Assecom.