Secretaria de Educação realiza palestra sobre meio ambiente nas escolas da BR-364


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, realizou palestra acerca do meio ambiente com os alunos e moradores das escolas localizadas na Comunidade do “Boto” e Taquarí. Parcerias importantes com o Secretário de Meio Ambiente Degilson Silva, padre da Igreja Paroquial de São José Afonso Maria e equipe.


O tema selecionado foi sobre Educação Ambiental: Água, resíduos sólidos e sustentabilidade para uma vida melhor. A ação ressaltou a importância da proteção do meio ambiente e sua contribuição para qualidade de vida do planeta.


As comunidades: Pedro zumba III no Taquari e escola Aurelino de Brito – Sede na comunidade do ‘Boto’, foram orientadas à viver com qualidade de vida, preservando o espaço da natureza e evitando degradações.

Na ocasião foi solicitado plantio de árvores que servirá para melhorar as condições ambientais do local, como sombreamento, diminuição da temperatura e do excesso de ruído, e o seu desenvolvimento será acompanhada pelos alunos com auxílio dos professores.


Para a secretária Maria Lucicléia Nery, foi bastante proveitoso falar e ouvir as comunidades atendidas. “Poder cantar, brincar e ter uma conversa franca com todos, é importante para que possamos sensibilizar os corações de cada um. “Precisamos preservar nosso meio ambiente, pois é ele que nos sustenta e faz com que nossas vidas tenham sentido. Sem a natureza, nada existiria no universo”. Falou a secretária.


A Educação Ambiental, respeitando a autonomia da dinâmica escolar e acadêmica, deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, não devendo, como regra, ser implantada como disciplina ou componente curricular. (BNCC).


Sendo assim, o objetivo da educação ambiental é desenvolver nas pessoas a consciência a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas. (BNCC).


Por: Flávio Santos - Assecom.