Secretaria de Educação realiza fórum do Selo Unicef em Tarauacá 2021/2024


A Secretaria de Educação, através da Coordenadoria do Sistema Presença e toda uma equipe mobilizadora da ação, realizou o Fórum do Selo Unicef em Tarauacá. O evento aconteceu no auditório do “Maria Hevânia Pinheiro Gomes” no SINTEAC de Tarauacá. A abertura do evento ficou por conta da excussão do hino tarauacaense pelas crianças atendidas pelo CRAS do município.


Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.


Para Lucicléia Nery, é importante que todos estejam mobilizados para o alcance das metas traçadas no plano aprovado no Fórum realizado em Tarauacá. “Participar do Selo Unicef é garantir que os direitos das crianças e adolescentes estejam sendo respeitados na sua totalidade. A aprovação do plano, por unanimidade, foi um grande passo para garantia desses direitos”.

A articuladora do município, Jeane Pereira, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. “O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas em longo prazo. Nosso principal intuito é que estas ações não fiquem restritas só nesta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base pra outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias”, declarou a articuladora em Tarauacá.


Para o psicólogo David Souza foi muito importante e essa discussão acerca do assunto em Tarauacá. “O Selo Unicef é uma importante ferramenta de inclusão para Tarauacá. É o momento em que o município elabora as ações estratégica de atendimento para a garantia dos direitos da crianças e adolescentes em nosso município”.


Os municípios certificados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF. O Articulador(a), o (a) Mobilizador(a) de Adolescentes e Jovens e o CMDCA, por meio de um(a) representante, também recebem um certificado de reconhecimento. Em Tarauacá a responsável pelo sistema é Jeane Pereira.

O Selo UNICEF é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem na Amazônia e no Semiárido.


Para Jeane Pereira é importante que Tarauacá cumpra o compromisso de se trabalhar para alcançar todos os pontos aprovados no plano anual do Fórum realizado. “Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade”.


A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.


UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.


Ao final do evento o Plano Anual foi lido e aprovado por unanimidade por todos os presentes. Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar o logo tipo a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte.






Flávio Santos: Assecom.