top of page

Secretaria de Educação realiza acompanhamento pedagógico e diagnóstico educacional


Por: Flávio Santos


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), realizou um ciclo de visitas às escolas rurais do município, com o objetivo de fazer acompanhamento pedagógico e diagnóstico.


Na oportunidade foi realizado Diagnóstico de matemática, leitura e escrita aos alunos do 1°ao 5°ano do Ensino Fundamental. A Diretoria de Ensino Básico, sob coordenação do Profº. Felipe de Lima e os assessores pedagógicos profª Raimunda Nonata de Castro, Profº. Edivandes Silva e Prof. Francisco Santos, visitaram a Escola Municipal Pedro Zumba da Silva (Sede), localizada na Vila São Vicente (BR 364 Gregório).


Para a secretária Maria Lucicléia Nery, é preciso atender às dificuldades específicas de cada localidade.


“O acompanhamento pedagógico é uma forma de coordenadores e professores avaliarem individualmente o desempenho escolar dos alunos. Por meio do acompanhamento e diagnóstico, é possível oferecer uma metodologia personalizada e específica para cada aluno, atendendo às suas dificuldades diferenciadas”, afirmou a secretária.

Segundo o diretor Felipe Lima, é importante sempre fazer o diagnóstico com todos os alunos. “Estamos acompanhando as comunidades escolares. Sabemos a realidade de todas as comunidades rurais e urbanas. Precisamos sanar as dificuldades, mas é necessário fazer sempre esse diagnóstico para nos auxiliar em futuras soluções de problemas educacionais”, falou o diretor.


A avaliação diagnóstica para a Educação Infantil se torna muito interessante para os alunos, além de poder ser adaptada conforme a sensibilidade do professor. O objetivo é criar condições para que todos os estudantes possam adquirir as competências necessárias para o aprendizado.


Portanto, o diagnóstico escolar consiste na utilização de recursos, meios e processos técnicos com o objetivo de localizar e avaliar os problemas e dificuldades dos alunos, determinando suas causas, para preveni-las e corrigi-las.






Comments


bottom of page