...
 

Secretaria de Educação promove capacitação pedagógica para profissionais da rede municipal


Na manhã desta quarta-feira (31) acontece na escola Djalma da Cunha Batista, a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Tarauacá.


A capacitação do Programa Caminhos da Educação do Campo trabalha com agentes educacionais, onde aperfeiçoam suas práticas e aprendizagem com a equipe responsável da SEME, a fim de garantir a educação rural a oferta às crianças de 04 a 05 anos.

Para a secretária da Educação Maria Lucicléia Nery, este é um momento especial para a educação. “Nossos técnicos se capacitaram em Rio Branco recentemente, e estão repassando todo o aprendizado e experiências adquiridas aos nossos docentes através desta formação. Potencializando a aprendizagem da criança. Vale ressaltar quer todo material didático é confeccionado com material reciclado de fácil acesso”. Comentou a secretária.


A Secretaria de Educação, neste momento também está trabalhando ações com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), capacitação docente para os professores recém contratados que atuarão no ensino rural. Esta capacitação acontece na escola Instituto São José.


Fazem parte da equipe de formação os professores do Programa Caminhos da Educação do Campo: Maria da Cruz da Silva Luz, Égila Maria Alves Monteiro, Francisco de Assis F. de Lima, Helivan de Paiva Carvalho e Lenita de Melo Sancho.

Colaboradores: Coord. do Ensino Rural Cecília Paz, Angeliane Melo, Raimunda Nonata A. de Castro, Adenísia Figueiredo, Coordenadora de Educação Infantil Celiuda Mourão e Professora de Educação infantil da escola Donizete Mota Graciela Garbin.


A coordenadora Maria da Cruz fala que a educação do campo está cada vez mais valorizada. “Estamos repassando e trabalhando oficinas importante para o conhecimento dos professores, pois são eles que trabalharão com os alunos nas comunidades rurais”. Falou a coordenadora.


Para a agente Aline Aguiar que trabalha na BR 364/Mamoré, este programa é ter uma oportunidade para ensinar e aprender. “As capacitações são importantes pois não trazem novas maneiras e novas prática educacionais. Atendemos crianças em difícil acesso, de casa em casa que muitas vezes, ainda não tiveram contato com lápis e caderno”. Falou a agente.


Ultimamente a educação e escola do campo, assumem um importante papel para o desenvolvimento das comunidades rurais, pois é através de sua ação-construção educativa que as comunidades escolares do campo buscam uma maior integração social, cultural e econômica.