Secretaria de Educação inicia etapa de entrega de merenda escolar em Tarauacá


A Secretaria Municipal de Educação, através do setor de coordenação da merenda escolar, está trabalhando para suprir as necessidades detectadas durante averiguação de rotina nas escolas do município de Tarauacá.


Durante todo o mês de abril, alguma empresas licitadas deixaram de cumprir o que estava estabelecido nos editais, trazendo inúmeros problemas para o andamento do ano letivo escolar nas escolas municipais de Tarauacá.


A merenda escolar deve ser de qualidade. Para garantir uma merenda de qualidade, com alimentação escolar saudável e balanceada, contribuindo para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes por meio da oferta de cardápios elaborados, equipes de nutricionistas da Secretaria que seguem um cronograma de trabalho de acordo com os objetivos propostos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para a secretária de educação Lucicleia Nery, os problemas são naturais acontecerem, e temos que superá-los com dedicação, paciência e sabedoria. “A merenda escolar oferecida nas escolas pública de Tarauacá, é importante ao desenvolvimento psicofísico do aluno, auxiliando-o em todos os aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social. As empresas foram notificadas, e já estão cumprindo tudo que foi combinado com o setor jurídico para que cumpram tudo que foi estabelecido e acordado”.


Para a coordenadora do setor de alimentação escolar da secretaria de educação Roneila Barbosa do Ó, tudo está dentro do previsto e o plano de ação estabelecido está sendo cumprido: “Queremos fazer tudo que foi assinado no momento do edital de fornecimento da merenda escolar. Após notificação, os representantes da Empresa fornecedora de gêneros alimentícios da agricultura familiar, entregaram todos os produtos pendentes, respeitando um prazo estabelecido entrega as partes interessadas, além de ser pontual nas novas entregas, conforme quantitativo solicitado pelo setor de merenda escolar. É assim que queremos!”. Disse a coordenadora.

O Setor Municipal de Merenda Escolar é responsável por gerenciar a alimentação em todas as unidades da rede municipal de ensino, em observância às normas gerais - estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação, bem como pela transferência dos recursos financeiros para a aquisição de gêneros alimentícios. O FNDE é órgão que coordena o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa federal que fornece recursos para alimentação escolar e ações de educação alimentar nos estados e municípios brasileiros.







Por Assessoria da Seme.