...
 

Secretaria de Educação e equipe realizam vistorias em escolas localizadas ás margens do Rio Muru


A Secretária Municipal de Educação, Maria Lucicléia Nery, assessores pedagógicos e coordenadores do PDDE, PAF e patrimônio estiveram visitando as comunidades rurais escolares do rio Muru em Tarauacá, ouvindo os moradores e conhecendo suas reinvindicações.


Um dos objetivos previstos da viagem foi avaliar a atual situação das escolas municipais localizadas nas mais diversas localidades às margens do rio Muru e igarapés.


Para a secretária Lucicléia, é sempre necessário ver de perto, ouvir e dá atenção aos moradores, principalmente àqueles que estão longe, e que precisam de uma atenção especial residindo nos mais diversos seringais. “Fomos com nossa equipe para ver, ouvir e participar da vivência de cada comunidade. Fizemos reuniões, brincamos, cantamos com as crianças e levamos esperança para cada local que estivemos. Nossa Gestão ver o ser humano como um todo, lhes dando a devida atenção. Temos o sentimento de querer fazer sempre mais”. Afirmou a secretária.

Com o objetivo de tomar conhecimento quanto à estrutura pedagógica e ao funcionamento das escolas, a equipe visitou as comunidades a fim de iniciar os trabalhos de melhorias de cada setor, reformando, limpando as escolas e seus anexos, adequando os ambientes para que estejam aptos a desenvolver uma prática de qualidade.


Para o assessor Erivaldo Lopes do Ó, foi um momento importante para a educação, está com secretária participando e ouvindo os anseios de cada local. “Foi muito importante está com toda equipe nas comunidades visitadas, tendo em vista que a secretária de educação esteve presente nas reuniões ouvindo, participando e dando uma atenção para os moradores. Foi uma experiências muito gratificante para todos nós”. Afirmou o assessor pedagógico.


Conhecemos, ouvimos e anotamos as reivindicações de cada localidade. Serão realizadas ações em cada local, de acordo com suas necessidades maiores, para obter melhorias e elevar a qualidade do ensino básico na zona rural do município de Tarauacá.


“A finalidade da Educação do Campo, portanto, é oferecer uma educação escolar especifica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo e desenvolver ações coletivas com a comunidade escolar numa perspectiva de qualificar o processo de ensino e aprendizagem”. (LDB).











Por: Flávio Santos-Assecom.