A Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá realiza constantemente, avaliação de acompanhamento da aprendizagem do programa Alfaletrar implantado recentemente para os alunos dos anos iniciais das escolas de Tarauacá.
A coordenação do programa adotou este sistema de avaliação para acompanhar a aprendizagem dos alunos de todas as escolas.
Este processo de diagnose tem como objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem de cada educando, de cada turma e de cada escola, ou seja, ela serve para verificar se o educando está conseguindo acompanhar e entender a programação curricular implementada pelo programa Alfaletrar.
“Estamos em constante averiguação dos objetivos programados pela secretaria de educação. Após a correção das avaliações em cada escola é dado um retorno aos alunos e professores, para que se a mesma não atingiu suas expectativas, o professor pode ver outra forma de passar e explicar os assuntos para que eles tenham um melhor desempenho na aprendizagem”. Falou a secretaria Maria Lucicléia Nery.
Outro fator importante desenvolvido pela equipe de Educação, sob responsabilidade da coordenadora Maria Celiuda Mourão e assessora Carolina Mendonça Prado Figueiredo que desenvolvem a função de acompanhamentos pedagógicos nas escolas que atende na modalidade educação infantis. O acompanhamento das aprendizagens exige planejamento e possui caráter formativo permanente.
Para a coordenadora Elivângela Machado, é um trabalho constante e prazeroso. ”Estamos buscando alcançar todos os objetivos planejados pelo programa Alfaletrar nas escolas tarauacaense. Trazendo os educandos evadidos das escolas através do Busca Ativas e lhes dando um aprendizado diferenciado que servirá pra sua vida”. Falou a coordenadora.
Segundo o Ministério da Educação (MEC): O Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem é uma proposta do Programa Brasil na Escola para dar suporte aos alunos com aprendizado abaixo do adequado. Este apoio educacional tem como objetivo igualar o nível da instrução com as necessidades do aluno.
Por: Flávio Santos -Assecom.
Comentarios