...
 

Secretaria de Educação de Tarauacá realiza distribuição de merenda escolar


A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação, através do Setor de Distribuição da merenda escolar, e diante de situações encontradas nas visitas realizadas In Loco nas escolas da rede municipal de comunidades rurais, intensifica e reformula a entrega da alimentação. O cardápio balanceado e com índices nutricionais adequados às diferentes faixas etárias atendidas é elaborado pelas nutricionistas especializadas do Centro de Abastecimento da Merenda Escolar da Prefeitura de Tarauacá.


O Setor de Abastecimento da Merenda Escolar sob coordenação de Roneila Barbosa do Ó, é responsável pelo estoque e distribuição de insumos; realiza capacitações aos profissionais das escolas da rede municipal de ensino; elabora o cardápio – com fichas técnicas das receitas e cálculo nutricional – oferecido aos alunos das unidades escolares; e seleciona os alimentos que chegam às crianças.

A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, realizou diversas viagens às escolas das mais diversas comunidades rurais do município, a fim de averiguar as reais situações divergentes dos objetivos traçados pelo setor.


“Queremos sempre oferecer o melhor para nossas crianças. Não há diferença no atendimento de escolas urbanas e rurais. A rede municipal prioriza a utilização de alimentos naturais e frescos, seguindo a legislação federal vigente. Estamos trabalhando para intensificar a entrega de merenda e fazendo com que, cada vez mais, a alimentação seja suficiente, nutricional e de qualidade” Enfatizou a secretária.


Para a coordenadora Roneila Barbosa do Ó, é fazer um trabalho realizado com muita determinação, amor e carinho. Toda merenda entregue às escolas são de qualidade diferenciada e em quantidade suficiente.


“Estamos trabalhando arduamente para entregar a merenda escolar sempre com a mesma qualidade que atenderá alcançar os nutrientes idealizados no cardápio escolar trabalhado. Estamos abertos para atender a toda população que queira nos visitar e saber como funciona nosso setor, acompanhando de perto todo o processo”, salientou a coordenadora.

Quais são as 6 diretrizes da alimentação escolar? (MEC) Dessa forma, o FNDE tem compromisso com a educação; ética e transparência; excelência na gestão; acessibilidade e inclusão social; cidadania e controle social; responsabilidade ambiental; inovação e empreendedorismo.


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para executar ações que contribuem para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. (MEC).