Secretaria de Educação de Tarauacá realiza capacitação para professores do Programa Alfaletrar



A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Educação (Seme), realizou na última terça-feira (21), o primeiro encontro formativo do Programa Alfaletrar 2022. Ao todo, participaram 20 alfabetizadores do ensino fundamental que lecionam nas séries iniciais.


O programa tem como principal prioridade alfabetizar todos os estudantes da rede municipal do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Na oportunidade, ainda foram aplicadas palestras, oficinas, debates com formadores da Seme: Elivângela Machado, Maria José, Juliano Nascimento, Carlos Abreu, Cliciamara Torres, Edilene da Silva.


A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, falou que todo o processo de ensinar e aprender, vai além dos conteúdos repassados. “Sofremos grandes perdas relacionadas à educação, durante os últimos dois anos por causa da pandemia. Queremos recuperar todo tempo e alfabetizar todos os alunos da rede municipal de Tarauacá com o Programa Alfaletrar”, destacou.



Para a professora Jaqueline Mendonça, que trabalha na escola Profº José Augusto de Araújo, este Programa é de suma importância na educação do aluno. “A educação de Tarauacá, estava precisando de um Programa dessa natureza para nos auxiliar dentro da escola. É um programa diferenciado e importante que nos dará suporte diante da alfabetização de todos os alunos”, ressaltou a professora.


Para a coordenadora do Programa, Elizangela Machado, esse processo de aprendizagem é importante para instruir aos formadores seu modo de atuação diante dos educandos.


“Nosso foco principal é alfabetizar com qualidade todos os educandos da rede municipal até o fim do ano letivo. Minimizando, os danos sofridos com efeito da pandemia na educação nos últimos dois anos”, destacou a coordenadora.