top of page

Secretário de Saúde Aderlândio França recebeu equipe do Núcleo do Telessaúde do Acre



Por Reginaldo Palazzo


O Secretário de Saúde Aderlândio França recebeu hoje (12) pela manhã em seu gabinete o Núcleo do Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), já que Tarauacá é um dos municípios contemplados com a parceira realizada com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, um dos mais conceituados do Brasil. Vale lembrar que Tarauacá já oferecia o serviço de telemedicina inclusive com 100% das UBS realizando exame de eletrocardiograma desde 2020.


Participaram da reunião pela SESACRE a Sra. Mônica Morais Coordenadora Geral do Telessaúde no Acre e o Dr. Rodrigo Silveira médico da saúde e comunidade e Coordenador Adjunto Telessaúde, Telerregulador e Coordenador de Tele-Educação.


O motivo da visita técnica é trazer novidades e ajustar alguns parâmetros para desenvolvimento e desenrolar do serviço, permitindo assim que possa ser melhor utilizado pelo paciente que vai usufruir dessa ferramenta tão importante.


Desafios

“Os desafios são muitos, podemos citar a conectividade da internet que pode atrapalhar o feedback com os especialistas bem como, por exemplo, adesão de profissionais, organização de agendas, disponibilidade de insumos e exames, mas tudo isso são obstáculos que serão superados haja vista ter o primordial que é o nosso apoio da Secretaria Municipal de Saúde”. Disse Aderlândio.


Clínicas

Abre-se com a telemedicina um leque de oportunidades de atendimentos devido as diversas modalidades como clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, reumatologia, Infectologia, endocrinologia, cardiologia e neuropediatria o que resume-se em ganho de tempo e de custos, já que o cidadão tarauacaense não vai precisar muitas vezes se deslocar gastando dinheiro que pode ser empregado em outras coisas.



Novidade


A novidade é que em breve será inserida dentre essas modalidades a teledermatologia onde serão usados equipamentos especiais como lentes adaptadas em câmeras, tudo isso com laudo expedido por especialistas de Santa Catarina.

Existem duas formas de atendimentos uma é a consulta online onde o feedback é mais rápido e a outra é assíncrona ou seja, a resposta vem depois, porém ambas com alto grau de competência.


Benefícios


Além dos já citados acima como diminuição de custos e satisfação dos usuários, podemos citar ainda o aperfeiçoamento contínuo, aumento da resolutividade diminuindo assim o isolamento, outra grande vantagem.


Fluxo - sete passos para o médico e paciente seguir


Paciente passa em consulta na UBS e o médico identifica a necessidade de um especialista

Médico da família pede o agendamento na plataforma do HIAE e aguarda confirmação.


Paciente retorna a UBS para consulta com médico generalista presencial e especialista via telemedicina na data e horário agendados.


Paciente realiza exame no laboratório municipal ou estadual se necessário


Seguir o fluxo de encaminhamento de exames nas referências, preenchendo a APAC com o CNES do Telessaúde (SESACRE irá garantir maior agilidade na liberação do laudo).


Paciente e médico da AB retornam para apresentar exames ao especialista e receber orientações para a condução do caso.


Paciente será acompanhado via UBS.



Qualificando profissionais da saúde


Uma plataforma pouco conhecida de muitos profissionais da saúde é o canal no youtube do Telessaúde onde com as webpalestras pode-se adquirir uma gama enorme de conhecimento já que existem vídeos que debatendo temas que o profissional ainda possa ter alguma dúvida que seria facilmente sanada.