Secretária de Educação participa do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais


A secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery, participa do 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Brasília (DF).


O Fórum teve início no dia 16 de agosto no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) deve reunir 1,2 mil participantes, durante quatro dias, até sexta-feira, 19 de agosto, para debater a efetividade de políticas públicas relacionadas à garantia do direito à educação.


A secretária de educação, Maria Lucicléia Nery, salienta que é de fundamental importância que se tenha novos paradigmas educacionais, e que os Fóruns são um espaço único entre as discussões educacionais entre sociedade e Estado.


“Nossa sociedade está em constante movimento e discussões com o Estado. É através dessa interação, que as reivindicações populares e anseios são atendidos, trazendo deliberações importantes para o crescimento do nosso povo acriano. Esse debate de políticas públicas, relacionadas à garantia do direito à educação, são as futuras soluções para os problemas educacionais encontrados”, afirmou.


Com representantes de todas as regiões do país, entre dirigentes municipais de Educação, técnicos das secretarias de Educação e convidados, o primeiro dia de encontro, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), iniciou em formato dinâmico com um animado ‘talk show’ de personalidades da mídia, seguido de uma apresentação de grupos inscritos de cada estado participante.


O secretário de Educação, Básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, participou da mesa de abertura, enfatizando em seu discurso a importância da Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. A “Conferência Magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que temos que conquistar na educação pública”, encerrou a programação do dia.


Atendimento Especial


Nesta quarta e quinta-feira, a sala do MEC realizará uma série de oficinas com base em iniciativas de secretarias da pasta. Os interessados podem procurar o local, localizado, aproximadamente, em frente à entrada principal, se informar sobre os dias e horários exatos dos encontros e realizar a inscrição. Entre os temas estão o Programa Primeira Infância na Escola, Sistema Presença, Brasil na Escola e Programa Educação e Família.


Outro setor que também está com um espaço próprio no Fórum é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem 16 pessoas envolvidas, atuando diariamente para receber quem precisa de auxílio e informação sobre programas e informações relacionados à área.


O ambiente destinado à exposição conta com dezenas de estandes, de iniciativas públicas e privadas, que abordam vários temas relacionados à educação, entre eles, tecnologia, soluções de ensino, acessibilidade e programas como o Busca Ativa, trabalho da Undime em parceria com a Unicef, que repassa aos municípios dados sobre a evasão escolar.