Secretária de Educação participa da eleição do novo conselho de alimentação escolar de Tarauacá _CAE


A Secretaria de Educação participou da eleição para composição da nova diretoria do Conselho de Alimentação Escolar de Tarauacá. _CAE 2022/2026. A eleição aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos com a presença de todos os indicados da sociedade civil organizada e poder executivo.


O mandato dos novos conselheiros eleitos seguirá a vigência de 06/2022 a 06/2026. Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a eleição ocorreu de forma coordenada e objetiva, em sessão plenária, na sede do próprio CAE (sala dos conselhos), com participação dos membros titulares e suplentes.


Foi eleita como presidente por aclamação, a Srª Maria do Carmo Lima Albuquerque e Srº Sérgio Aragão Beviláqua para mandato tem quatro anos. Os demais integrantes são representantes de funcionários, pais de alunos, sociedade civil.

Para a secretaria Lucicléia Nery, o conselho tem função importante na aplicação dos recursos do PNAE/FNDE. É importante que todos participem e acompanhem, visitem e participem das reuniões com todos os membros. “Desejo boa sorte a todos. Faremos uma parceria importante. Queremos ofertar uma merenda de qualidade para todas as crianças de nossas escolas. Estamos melhorando sempre e procurando fazer um trabalho diferenciado com todos, sempre com transparência e responsabilidade”. Salientou a secretaria.


O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, no mínimo, 7 (sete) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo, representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.


Os CAE têm como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.




Por: Flávio Santos - Assecom.