
Em iniciativa inédita em âmbito nacional, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, por meio da Unidade Centro de Telessaúde, e em parceria com o Ministério da Saúde, ofereceu tele-espirometria para mais de 100 municípios brasileiros. Trata-se de cidades de médio e grande porte.
Onde o município de Tarauacá foi contemplado com esse projeto de tele-espirometria.
Durante o treinamento em espirometria, que é dividido em dois módulos, um teórico – em formato EAD – e outro prático, profissionais das cidades que aderiram ao projeto estudam sobre fisiologia respiratória, aprendem a calibrar e a manusear o equipamento e a utilizar o software desenvolvido com tecnologia inovadora para realização e emissão de laudos a distância. Esses profissionais atuarão como referências das Unidades Básicas de Saúde em seus municípios.
A espirometria é um importante teste de função pulmonar para diagnóstico e acompanhamento de várias enfermidades respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a asma, e de sequelas da covid-19.
Um dos objetivos do projeto é reduzir o tempo de espera dos pacientes. A parceria também vai favorecer o diagnóstico e a intervenção precoce em caso de doenças respiratórias. “Com esse projeto, várias cidades vão oferecer o exame aos seus pacientes, além de reduzir a quantidade de pacientes sem diagnóstico de doenças respiratórias não infecciosas, como a asma e a DPOC, possibilitando a avaliação de pacientes que permanecem sintomáticos respiratórios após a covid-19”, afirmou a professora Eliane Mancuzo, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, que é pneumologista e uma das coordenadoras do projeto.
"No encontro que foi realizado em Minas Gerais, o município de Tarauacá encaminhou a servidora Kelis para participar do encontro e ser a referência no município para este importante projeto que trará grandes benefícios para a nossa população", ressaltou o secretário Aderlândio França.



Comments