Saúde debate ações em relação as populações prioritárias e vulneráveis

Reginaldo Palazzo


O Secretário de Saúde Aderlândio França se reuniu ontem (14) com a Equipe técnica e de segurança da Unidade Penitenciária Moacir Prado de Tarauacá. Participou também da reunião a Sra. Zilmar Silva; responsável pelo Núcleo de Políticas de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis representando a Secretaria de Saúde do Estado SESACRE.

A visita institucional foi para debater sobre a saúde da população prisional do município de Tarauacá, devido o momento de pandemia por qual passamos.


Foram apresentados também meios de destinação de recursos financeiros para o município para que seja disponibilizada uma equipe de saúde para atender os reeducandos da penitenciária Moacir Prado.


Aderlândio se prontificou a realizar uma ação de saúde para atender os internados devido a algumas necessidades mais urgentes como extração de dente, já que é arriscado pela pandemia a saída de dentro do presídio para procurar um posto de saúde devido ao risco de contaminar os demais detentos com a Covid-19. Concomitantemente será disponibilizado pela SEMSA medicamentos para abastecimento da farmácia da Penitenciária Moacir Prado.


“Vamos cooperar em tudo que estiver em nosso alcance em um primeiro momento e pleitear junto aos órgãos competentes verbas para montar uma equipe para atender o sistema prisional”. Disse o Secretário Aderlândio França.


A coordenadora Técnica Sra. Francisca Luciana agradeceu o Secretário pela reunião: “Nossa equipe sai satisfeita da reunião pelo interesse demonstrado pelo Secretário Aderlândio em assegurar o direito à saúde as pessoas privadas de liberdade”. Disse