top of page

Projeto Literário da Secretaria de Educação Encanta Alunos da Rede Municipal em Tarauacá


Por: Flávio Santos - Assecom


A Secretaria de Educação, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Prof. Ancelmo Marinho Lessa (In Memoriam), promoveu uma manhã de lazer, diversão e muita contação de histórias. O evento literário apresentou diversas maneiras de apreciar bons livros e estimular a criatividade para recriar novas histórias. A parceria foi possível devido ao comprometimento da Secretaria de Educação, da Escola Almirante Barroso e da Biblioteca Estadual de Tarauacá/AC.


Outras escolas também participaram da ação, com cada unidade escolar tendo seu horário programado durante o dia letivo. O projeto de leitura foi desenvolvido ao longo do ano com alunos dos 5º e 4º anos.

A Secretária de Educação, Maria Lucicléia, enalteceu o evento e falou de sua satisfação em participar, lendo histórias, brincando, cantando e conhecendo o sorriso estampado no rosto de cada educando. "O objetivo desse projeto de leitura é criar momentos importantes para nossos alunos, familiarizando-os e despertando o interesse pelos livros e histórias contadas. A leitura nos faz viajar pelo mundo da imaginação. Missão dada, é missão cumprida!" completou a secretária.


O aluno Randerson Pereira Nascimento (11 anos) agradeceu pela participação, expressou sua felicidade com a realização da atividade e pela acolhida no espaço aconchegante. "Agradeço à minha professora Emilene, à secretária de educação Lucicléia e Ilka Frota. Gosto de ler e escrever. Fui selecionado em 1° lugar na Redação do PROERD/2023, e isso me incentiva muito a continuar sonhando alto", disse o aluno.

A coordenadora da Biblioteca Estadual Prof. Ancelmo Lessa, Ilca Frota, ressaltou a importância da leitura na vida do aluno e do ser humano. "Foi um evento literário importante, visando o fomento à literatura por meio da contação de histórias para alunos na biblioteca. Promovendo o gosto pela leitura, estimulando a imaginação e criatividade, desenvolvendo habilidades linguísticas e ampliando o repertório cultural dos alunos", afirmou a coordenadora. Ela finalizou com uma frase de Jorge Luís Borges: "A leitura dá asas à imaginação, é por meio dela que voamos para mundos desconhecidos e vivemos aventuras inesquecíveis".


A professora Emilene Vieira Silva expressou sua satisfação em disponibilizar esse momento de alegria aos seus alunos. A docente destacou que o evento foi trabalhado durante todo o ano, aguardado como uma forma de encerrar o ano letivo. Ao final do encontro, houve lanche, sorteios de presentes e um passeio de ônibus pela cidade com os alunos.








Comments


bottom of page