top of page

Projeto “Lavagem de Mãos” Incentiva Práticas de Higiene nas Escolas de Tarauacá/Ac.


Por: Flávio Santos - Assecom


A Secretaria de Educação está promovendo o programa “Lavagem de Mãos e Higiene” para crianças e adolescentes, desde a pré-escola até as séries iniciais do ensino fundamental, nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Tarauacá/Ac. O programa visa instigar boas práticas de higiene entre os educandos.


Durante as atividades, são conduzidas rodas de conversa sobre higienização, seguidas da prática desses princípios. Antes e após as refeições, os estudantes são incentivados a lavar as mãos, recebendo também orientações sobre escovação dos cabelos e dentes. As turmas participam de rodas de conversa, assistem a vídeos educativos e se envolvem em atividades lúdicas, incluindo o alfabeto, contribuindo para a aprendizagem das crianças.


A Secretária de Educação, Maria Lucicléia Nery Lima, destaca que essas práticas devem fazer parte da rotina escolar. Este projeto visa ensinar rotinas a serem seguidas não apenas na escola, mas também nas casas dos educandos. "Pode parecer simples, mas não é. Hábitos diários como tomar banho, escovar os dentes ou lavar as mãos podem ser ações desafiadoras para crianças. Com as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, tudo isso se torna mais divertido de aprender na escola", enfatiza.


A Mobilizadora da Educação e responsável pelo SELO UNICEF no município, Jeane Pereira, explica que acompanha diariamente a implementação do programa nas escolas municipais. Essas ações são parte das demandas do SELO UNICEF 2021-2024, buscando garantir a obtenção do selo. "Estamos aplicando esse programa nas escolas do município e acompanhando seu desenvolvimento, além de implementar outras ações relevantes para o aprendizado escolar do aluno", afirma.


Portanto, os hábitos de higiene das crianças refletem diretamente nos cuidados constantes para garantir uma vida mais saudável. Assim, ensinar hábitos saudáveis na escola contribui para a saúde, auxilia no aprendizado e no desenvolvimento dos educandos.













Comments


bottom of page