Programa telessaúde implantado nas Unidades Básicas de Saúde em Tarauacá é destaque no Acre


Com o objetivo de qualificar, ampliar e fortalecer e modernizar o atendimento de saúde nas Unidades Básicas de Tarauacá, Ministério da Saúde implantou no o Programa telessaúde que objetiva ampliar as ações da Rede de Atenção Básica.


Atualmente, as Unidades Básicas de Saúde realizam a Teleconsultoria, com exceção de algumas que ainda não adotam esse modelo por conta dos novos médicos que chegaram ao município e precisam de capacitação.


O telessaúde foi implantado em 20 municípios, incluindo Rio Branco por meio do Programa Telessaúde e Tarauacá só fica atrás da capital acriana.


O Programa traz melhoria no acesso, qualidade de atendimento e desenvolve ações que contribuem com o avanço do cuidado integral à saúde da população assistida.


Levando em consideração o Telediagnóstico as Unidades realizam o exame em Eletrocardiograma conforme solicitação médica.


O Serviço de telessaúde é realizado na Unidade de Saúde Padre Humbert. O paciente que tiver pedido de exame através do médico pode ir à UBS de referência de seu Bairro e agendar o exame.


“O novo modelo de atendimento, tem como perspectiva a melhoria da qualidade do atendimento, a ampliação de ações ofertadas pelas equipes e o aumento da capacidade clínica das equipes de Atenção Básica”, salienta a prefeita Marilete Vitorino.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá.