...
 

Programa Maria da Penha vai às Escolas começa em Tarauacá


A Secretaria Municipal de Educação de Tarauacá, por meio de sua equipe pedagógica, se reuniu com Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres do Município de Tarauacá (SEASDHM), sob a Coordenação da professora Socorro Araújo, afim de traçar mecanismos de atuação nas escolas do município acerca do “Programa Maria da Penha vai à Escola”.


Uma das pautas em destaque esteve relacionada ao planejamento das atividades que serão desenvolvidas com os educandos conforme cada modalidade de ensino nas escolas do município de Tarauacá.

É necessário se trabalhar a temática “violência na escola” com os alunos e toda a comunidade escolar, proporcionando uma reflexão acerca da violência doméstica e suas consequências no cotidiano na vida de todos.


Para a coordenadora Socorro Araújo esse processo de transformação e ensinamentos devem começar desde muito cedo e dentro de casa. “O processo de conscientização e mudança deve começar desde cedo com crianças, jovens e adolescentes em casa e na escola. Sabemos que a educação é transformadora, e somente ela é capaz de transformar o mundo”.


As ações do programa “Maria da Penha vai à Escola” são desenvolvidas por meio de panfletagens, palestras, oficinas, rodas de conversa, entrevistas em rádios e TVs, vídeos, podcasts e posts a serem compartilhados nas redes sociais, workshops virtuais, lives, cartilhas e revistas eletrônicas com conteúdo informativo.



Flávio Santos-Assecom.